Em uma missa realizada no último domingo, 29, no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré (Folha 16, nova Marabá), foi revelado cartaz oficial e o tema do 42º Círio. A procissão religiosa acontece anualmente no terceiro domingo de outubro, mas sua preparação tem início nos primeiros meses do ano. Em 2022 “Maria, mãe educadora do amor” foi a temática escolhida para a grande festa da fé (como também é conhecido entre os católicos).
No cartaz, as cores em destaque são o dourado e o branco, onde a primeira simboliza Cristo como luz do mundo e a segunda faz referência a pureza e honra de Maria, mãe e educadora. Durante a homilia (momento da missa em que o celebrante reflete sobre o evangelho do dia), dom Vittal Corbellini, bispo diocesano de Marabá, refletiu sobre a importância da festa que em 2022 se tornou patrimônio cultural imaterial de Marabá.
Ele atribui o sucesso do Círio ao Cristo, que na romaria é representado pela imagem de Nossa Senhora de Nazaré. A virgem que, na fé cristã, deu o seu sim aos planos de Deus, gerando e dando a luz a Jesus. Para a Igreja, Maria é uma figura que, além de ser evangelizada por seu filho, também leva sua evangelização aos outros, educadora do amor de Cristo.
Leia mais:Ao final, o bispo e o padre Peterson (um dos celebrantes da missa) fizeram o convite a todos os presentes, para que fossem até o lado de fora da igreja testemunhar o momento de revelação do cartaz e do tema. Na praça onde está localizado o Santuário, foi instalado um poste ostentando e divulgando o banner da celebração.
Durante a missa foi apresentado à comunidade a diretoria do evento, bem como os guardas da Santa. Figuras importantes para organização do Círio, que teve suas reuniões iniciadas ainda no mês de fevereiro. Dom Vital reforçou em sua fala que tamanha organização é com o objetivo de preparar da melhor maneira o evento, que retoma sua versão presencial após dois anos.
“Queremos fazer uma coisa bonita, não só exteriormente, mas interiormente também. Bonita para louvar o filho de Deus, o filho de Maria. Um Círio que une a todos”, celebrou.
Na ocasião foi divulgado uma novidade entre os eventos iniciais da festividade. Em 2022 terá pela primeira vez, o “Retiro para os servos do Círio de Nazaré 2022”, que irá acontecer no ultimo domingo de cada mês, a partir das 17h no próprio Santuário. “O momento tem como principal objetivo, a preparação espiritual para que, em unidade, possamos servir com amor ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré”, pontuou Lady Anne de Souza, diretora de evangelização da procissão.
SOBRE O CÍRIO
A caminhada é realizada no terceiro domingo de outubro, e inicia com uma missa na Catedral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na Praça Duque de Caxias, na Marabá Pioneira e finaliza (novamente com uma missa) no Santuário Nossa Senhora de Nazaré, na Folha 16, Nova Marabá.
Nos anos de 2020 e 2021, celebração à Nossa Senhora de Nazaré foi afetada pela pandemia, tendo sido realizada de forma não convencional nesses dois anos, sendo substituída pela romaria rodoviária, transmitida por vídeo ao vivo para aqueles fiéis que ficaram em casa. (Luciana Araújo)