Correio de Carajás

Diário Eletrônico de Parauapebas está previsto para o segundo semestre

Está previsto que o Diário Oficial Eletrônico de Parauapebas entre no ar no segundo semestre deste ano, possibilitando que o cidadão possa acompanhar de forma online os atos, comunicados oficiais, balanço patrimonial, entre outros processos oficiais dos órgãos públicos do município.

Nesta segunda-feira (15), o Diário Oficial do Pará divulgou a assinatura de contrato entre a Prefeitura Municipal e a Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa).

A publicação cita que com a experiência no formato digital do DOE, a Iopea pôde oferecer uma parceria à Prefeitura de Parauapebas para a criação do Diário Oficial Eletrônico do município.

Leia mais:

A assinatura do contrato para oficializar a parceira foi na tarde na quarta-feira passada, dia 10, por meio de um aplicativo de software para videoconferência, com a participação on-line do prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, do secretário Municipal de Planejamento e Gestão (Seplan), Milton Zimmer Schneider, e do presidente da Ioepa, Jorge Panzera.

Por meio do Diário Oficial, a diretora de Documentação e Tecnologia (TI) da Ioepa, Helena Nahum, informou que a Imprensa Oficial será responsável por atender desde o recebimento de conteúdo, formatação de publicação, organização do diário e disponibilização online, tudo hospedado na infraestrutura tecnológica da autarquia, para a Prefeitura.

“Com a nossa experiência com o eDiário, temos capacidade tecnológica e administrativa para oferecer esse serviço a Parauapebas e a outras prefeituras do Pará, que queiram publicar seus diários oficiais”, afirmou Helena Nahum, na publicação desta segunda-feira.

Para Helena, o prefeito de Parauapebas entendeu a importância desse instrumento de transparência pública que é o diário oficial e sancionou, em 2019, a lei que cria o Diário Oficial Eletrônico do município. “Após realizar pesquisa junto ao mercado paraense, o prefeito Lermen identificou na Ioepa a parceira ideal para atender as demandas e necessidades de acordo com a lei, pois desenvolve o sistema e Diário na própria autarquia”, ressaltou Helena Nahum.

A Assessoria de Comunicação do Município ressaltou que a implantação do Diário Oficial terá como um dos benefícios a economia no uso de papel, reforçando uma política de sustentabilidade, além de reduzir gastos com as publicações oficiais, que no ano passado somaram R$ 815 mil. O contrato assinado com a Ioepa tem valor total de R$ 180,1 mil e vigência até dezembro de 2022.  (Theíza Cristhine)