Recrutas em continência à bandeira, durante a solenidade / Foto: Josseli Carvalho
Recrutas em continência à bandeira, durante a solenidade / Foto: Josseli Carvalho
Ads

Duas grandes solenidades militares marcaram na manhã desta sexta-feira (23) as comemorações antecipadas ao Dia do Soldado, no âmbito da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, em Marabá. O primeiro foi o juramento à Bandeira, com os militares incorporados este ano. Mais tarde, uma formatura no quartel da 52ª Brigada de Infantaria de Selva, maior unidade da Brigada.

Ads

O primeiro ato aconteceu no Quartel General Integrado, na Folha 23 da Nova Marabá, no início da manhã. O general Carlos Henrique Teche presidiu os trabalhos, recebendo autoridades da comunidade civil, representações dos Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização e uma representação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

“São 110 recrutas, jovens aqui da nossa cidade, que incorporaram no Exército, e esse juramento é muito importante para o nosso soldado. Serve para a sua vida militar, que é curta, passageira, mas também para a sua vida civil, no compromisso de defender a pátria e trabalhar em prol da nossa sociedade”, disse o general Teche, sobre o juramento à bandeira.

A solenidade é tradicionalmente comemorada no dia 25 de agosto, dia em que nasceu Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro. Nessa ocasião será entoado o Hino a Caxias e a Oração do Guerreiro de Selva.

HISTÓRICO

Em 1º de março de 1845, Caxias, então vencedor da Guerra dos Farrapos, celebrou a Paz de Ponche Verde. A conclamação final sintetizava seu espírito pacificador: “Abracemo-nos e unamo-nos, não peito a peito, mas ombro a ombro, em defesa da Pátria, que é a nossa mãe comum”, mostrando que somente a superação dos antigos e injustificáveis antagonismos abriria caminho para a construção de um futuro grandioso. Ao celebrarmos 216 anos de seu nascimento, nunca foi tão importante ao Brasil enaltecer as qualidades desse brasileiro exemplar.

Os herdeiros de Caxias têm se superado, diariamente, para honrar seu legado, ao atuar, de forma anônima e abnegada, em benefício da população, onde e quando for preciso.

52 BIS

Também na manhã de ontem, o 52º Batalhão de Infantaria de Selva sediou a formatura em comemoração ao Dia do Soldado das três organizações militares, o próprio 52 e do 1° GAC e 23º BLog.

Durante a solenidade ocorreu entrega de condecorações e medalhas a militares. A formatura foi presidida pelo general Teche, acompanhado dos Comandantes das Organizações Militares e representante da PMMA. Foi marcante também a presença dos alunos do Centro Educacional Reino Infantil, integrantes da sociedade e familiares dos soldados compromitentes.

Saiba mais

A 23ª Brigada de Infantaria de Selva conta hoje com 4.500 homens e mulheres militares e é responsável pelo Centro-sul do Pará, Maranhão e norte do Tocantins.

(Da Redação)

Ads