Para contornar a pandemia do novo coronavírus e não deixar passar o mês de junho sem as tradicionais comemorações, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria com a Liga Cultural de Marabá, promoverão o Festejo Junino On-Line nos dias 25 e 29 de junho, por meio de lives.
Pela primeira vez três décadas muitos anos, Marabá não terá um Festejo Junino tradicionalmente realizado no Núcleo Marabá Pioneira, com apresentações das quadrilhas juninas e bois bumbás, que disputam títulos, além de venda de comidas típicas que aquecem o comércio, a animação e alegria única que só o mês de junho proporciona aos marabaenses.
Na programação virtual estão previstas apresentações de casais juninos, bois bumbás e shows com Clauber Martins (25) e Ruanna Ly e Banda (29). Além disso, haverá a revelação dos vencedores do Concurso Carajás Junino Edição Virtual, com duas categorias: Challenge Junino e Performance Casal.
Leia mais:Anderson Alves é um dos organizadores do festejo e explica que cada categoria do concurso será avaliada e premiada de uma forma diferente.
“O Challenge consiste em mostrar a produção individual e bastidores da apresentação final. Então, o candidato precisa fazer essa produção. Em seguida, mostra uma pequena performance e a mais criativa ganhará R$ 500,00 e um troféu. Para o segundo apenas o troféu. A Performance Casal deve ser obrigatoriamente feita em dupla, onde o casal fica livre para gravar uma apresentação em vídeo de 1 a 3 minutos, sendo que a premiação será a mesma que o Challenge”, explica Anderson.
As finalistas da categoria Challenge são: Ray Tenrreiro – Luar Junino, de Conceição do Araguaia; Naiany de Paula – Arrastão do Amor, de Marabá; Lynna Lopes – Cabras da Peste, de Parauapebas; Jhenifer Oliver – Vulcão Junino, de Floresta do Araguaia; Paula Teles – Splendor, de Marabá. Os finalistas da categoria Perfomance Casal ainda não foram divulgados pela organização.
Para conferir os vídeos e participar da votação, basta acessar os Instagrans @quadrilheirosmaraba e @flashjuninomba e deixar uma curtida no que preferir. Os votos dos vídeos de ambos os perfis serão somados e quem obtiver o maior número ganhará o concurso.
Sobre as apresentações de bois bumbás, Anderson explica que elas ocorrerão remotamente, com cada família fazendo uma apresentação que será transmitida da sua própria residência. “O boi bumbá é uma apresentação culturalmente familiar, então os integrantes de 3 a 5 pessoas se reunirão para trazer essa performance para o nosso festejo virtual”, acrescenta Anderson.
Também haverá um bate papo com figurinistas que atuam especialmente nas festas juninas, Gilson Vasconcelos e Rafael Machado. “Será um momento de conversa com eles para entendermos como funciona o processo criativo para produção dos figurinos, de onde vem a inspiração, como é feita a escolha de cores etc. E, claro, eles mostrarão alguns modelos nos manequins”, diz Anderson.
E para quem estiver com saudade das comidas típicas das festas juninas, será feita a venda de diversos pratos do cardápio tradicional por meio de delivery.
Genival Crescêncio, coordenador de cultura da Secult, explica que durante as lives serão anunciados os contatos dos ambulantes que costumam comercializar comidas típicas nos Festejos Juninos. “Estamos reunindo aqueles mais tradicionais, que sempre vendem canjica, vatapá, espetinho, pamonha e outras pratos juninos para o público que acompanha a live, e assim poderem pedir via delivery”, explica Genival.
O coordenador de cultura acrescenta que a Prefeitura entende que durante a pandemia não é possível realizar o tradicional festejo, mas, “não deixaremos de comemorar o mês junino por isso. Mesmo de casa, os marabaenses poderão sentir um pouco dessa época tão maravilhosa”, finaliza Genival.
E mandando um recado especial para os leitores do Correio de Carajás está Ruanna Ly, que será uma das atrações musicais do festejo, na segunda-feira (29), confira. (Zeus Bandeira)