Correio de Carajás

Dia da Mulher: Marcha marcará a data em Marabá

Foto: Divulgação
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mulheres participantes de movimentos sociais e coletivos, apoiadas por instituições feministas e órgãos municipais voltados à defesa dos direitos da mulher, realizam nesta sexta-feira (8), em Marabá, a Marcha do Dia Internacional da Mulher.

Este ano, existe um acordo com o movimento de mulheres do complexo de São Félix e Morada Nova. Por esse motivo a marcha terá sua concentração na Praça do Bairro São Félix Pioneiro, às 7 horas. A caminhada dará visibilidade à luta e ao empoderamento feminino, além de proporcionar maior integração entre as entidades que militam por mais direitos de gênero.

A marcha tem como tema em 2019 ‘Rompendo o Ciclo da Violência Contra a Mulher’. De acordo com Júlia Rosa, coordenadora especial de políticas públicas para as mulheres do Município, por se tratar de um assunto abrangente e importante em Marabá, que possuía altos números de feminicídio, esse foi o assunto escolhido para esse ano pelo fato da redução estar ocorrendo no município.

Leia mais:

“A gente entende que esse tema é bastante abrangente e, em Marabá, temos conseguido, com muita luta e manifestações, reduzir o número de feminicídios aqui. E vamos continuar trabalhando nesse sentido”, explicou Júlia.

Reivindicações

Para ela, além da importância do tema sobre a violência contra a mulher, a marcha continua sendo uma oportunidade para que as mulheres estejam reivindicando direitos, como a melhoria das políticas públicas voltadas para a saúde e a construção e viabilização de creches que possam atender crianças a partir dos dois anos de idade.

“São mulheres que trabalham e que não tem com quem deixar seus filhos. Então, o grito é para que estejamos reivindicando isso, além, é claro, pelo fim da violência contra a mulher. É uma marcha para realmente nós, mulheres, lutarmos por nossos direitos. Será um momento de cobrarmos nosso espaço de viabilização do fortalecimento das políticas para que elas tenham condições de alçar voos maiores”, informou.

Ao CORREIO, Júlia afirmou que esse momento é de extrema importância para Marabá e que as mulheres precisam compreender que precisam estar juntas e unidas para pedirem por melhorias e o cumprimento de seus direitos. “Só iremos diminuir mais ainda esses índices assustadores da violência construindo uma cultura de paz com a participação de toda a família e com o apoio de todos os segmentos da sociedade”, finalizou. (Karine Sued)

Comentários

Mais

Instituto Cultural Vale: últimos dias de inscrições no Edital Apoia

Instituto Cultural Vale: últimos dias de inscrições no Edital Apoia

As inscrições de projetos no Edital Apoia vão até a próxima sexta-feira, 24. A seleção realizada pelo Instituto Cultural Vale…
Brasileiros são os que mais valorizam vacinação, mostra estudo

Brasileiros são os que mais valorizam vacinação, mostra estudo

O Brasil é o país que mais valoriza a imunização entre oito nações estudadas em um levantamento global feito pelas…
AQNO: CTA ganha embaixador informal, que fala abertamente sobre “posithividade”

AQNO: CTA ganha embaixador informal, que fala abertamente sobre “posithividade”

Chegar até aqui e falar abertamente sobre o HIV não foi um caminho fácil. As dificuldades, o medo, a insegurança,…
Butantan começa a negociar doses da CoronaVac com cinco estados

Butantan começa a negociar doses da CoronaVac com cinco estados

Após cumprir dois contratos que previam a entrega de 100 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde, o…
Sefa apreende 20 mil litros de diesel e 12 mil garrafas de cerveja

Sefa apreende 20 mil litros de diesel e 12 mil garrafas de cerveja

Fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), da Unidade de Mercadorias em Trânsito de Carajás, no sudeste do Pará,…
Fiocruz recebe lote de IFA para produção de vacinas

Fiocruz recebe lote de IFA para produção de vacinas

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recebeu mais uma remessa de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). O lote chegou ao Aeroporto Internacional…