Correio de Carajás

Dia 10 de maio marca a emancipação de oito municípios da região

Um dos municípios que nasceu em 10 de maio é Curionópolis

SUL E SUDESTE DO PARÁ

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Parauapebas, Curionópolis e São Geraldo do Araguaia, todos criados na mesma data, em 1988, portanto há 33 anos

Esta segunda-feira, 10 de maio, será um feriado especial para muitas cidades do Pará. Mais precisamente para 15 municípios, que comemoram sua emancipação política e administrativa nesse dia. Desse total, nada menos de oito são das regiões sul e sudeste do Pará. São eles Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Curionópolis, Ourilândia do Norte, Pacajá, Parauapebas, Santa Maria das Barreiras, São Geraldo do Araguaia.

As outras cidades paraenses que também se emanciparam em 10 de maio são Cachoeira do Arari, Concórdia do Pará, Dom Eliseu, Garrafão do Norte, São João de Pirabas e Tailândia.

Este ano, a exemplo de 2020, devido à pandemia de covid-19, nenhuma dessas cidades terá programação festiva para marcar a data, como era tradição, geralmente com shows artísticos e inaugurações. A ordem é persistir na orientação de distanciamento e nada de aglomerações.

Leia mais:

PARAUAPEBAS

Entre os municípios que estarão em festa, certamente o de maior destaque, devido ao seu poderio econômico, certamente é Parauapebas. Elevado à categoria de município pela lei estadual nº 5443, desmembrado do município de Marabá, Parauapebas nasceu de conturbado processo de ocupação.

De um lado a então estatal Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) implantava o Projeto Grande Carajás, para explorar cerca de 18 bilhões de toneladas de ferro de alta qualidade. De outro lado, o ouro de Serra Pelada acentuava o grande fluxo migratório em direção à região. Na época, cerca de 14 mil trabalhadores vieram para a implantação da mina de ferro.

Para atender as necessidades de moradia de tanta gente, a Vale iniciou a construção de um núcleo habitacional fora da mina de Carajás. Batizaram o núcleo com o mesmo nome do rio que corta a região: Parauapebas, que em Tupi-Guarani significa “Rio de Águas Rasas”.

CURIONÓPOLIS

Não se pode falar de Parauapebas, sem falar em Curionópolis, que surgiu de dois povoados distintos, onde um deles formado no Km 30 da rodovia PA-275 hoje é a área urbana e sede do município; o outro povoado é a Serra Pelada, formado ao pé da colina de mesmo nome. Ambos formados em 1979. Aliás, muitos dos moradores mais antigos de Curionópolis ainda chamam o município de “Trinta”.

Quando da emancipação, em 1988, era parte do município o distrito de Eldorado (ou “Km 100”), que posteriormente formou o município de Eldorado do Carajás.

Saindo da PA-275 e indo para BR-222, chegamos a Bom Jesus do Tocantins, que fica a 66 km de Marabá.

Para quem não conhece, anteriormente à colonização, a área do município de Bom Jesus era habitada somente por indígenas seminômades. O povo tradicional de maior expressão eram os Gavião, que mantém presença nesta área desde muito antes da chegada dos portugueses ao Brasil. Atualmente seu território está restrito a reserva Mãe Maria, distante cerca de 40 km da sede do município.

Na Rodovia BR-230 (Transamazônica) temos Brejo Grande do Araguaia, localizado a 100 km de Marabá. O nome Brejo Grande do Araguaia é uma homenagem a um igarapé local

Os 15 municípios paraenses que festejam aniversário no dia 10 de maio surgiram após o desmembramento de regiões maiores após o processo de redemocratização do Estado brasileiro, durante a década de 1980. Esses municípios apresentam em suas histórias o desmembramento de distritos maiores, a exemplo Marabá, Paragominas e São Felix do Xingu. Essa reordenação geográfica aconteceu em 1988.

O principal marco institucional dessa transformação política foi a promulgação da Constituição de 1988. A partir dela construiu-se todo um arcabouço jurídico que consolidou o novo arranjo democrático.

Nas décadas de 1980 e 1990, foram criados milhares de municípios no Brasil, sendo que a grande maioria dessas emancipações ocorreu após a promulgação da Constituição de 1988. (Chagas Filho)

Comentários

Mais

Pacientes denunciam demora de quase 10 horas para atendimento no HMM

Pacientes denunciam demora de quase 10 horas para atendimento no HMM

Uma situação preocupante foi registrada no Hospital Municipal de Marabá (HMM). Na tarde desta quinta-feira (17), pacientes indignados com a…
Motoristas de todas as plataformas de aplicativos já podem ser regularizadas em Marabá

Motoristas de todas as plataformas de aplicativos já podem ser regularizadas em Marabá

Projeto de Lei foi enviado para câmara no dia 10 de maio e passou pelos tramites legislativo até ser aprovado…
Parauapebas inicia vacinação de profissionais de saúde bucal e farmácia

Parauapebas inicia vacinação de profissionais de saúde bucal e farmácia

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Parauapebas iniciou na manhã desta quinta-feira (17), a vacinação contra a covid-19 de…
Missão tripulada se acopla à estação espacial chinesa

Missão tripulada se acopla à estação espacial chinesa

Sete horas depois do lançamento na China, a missão Shenzhou-12, com três astronautas a bordo, acoplou-se “com êxito”, nesta quinta-feira…
Bolsonaro é homenageado com título de Cidadão Jacundaense

Bolsonaro é homenageado com título de Cidadão Jacundaense

As redes sociais em Jacundá em ampla discussão após a Câmara de Vereadores aprovar um título de Cidadão Jacudaense para…
Globo antecipa saída de Faustão e Tiago Leifert assume o 'Domingão'

Globo antecipa saída de Faustão e Tiago Leifert assume o 'Domingão'

A Globo anunciou nesta quinta-feira (17) que o apresentador Tiago Leifert estará à frente das tardes de domingo até a estreia do…