O Ministério Público do Estado do Pará, por meio da Promotoria de Justiça da Execução Penal e Promotoria de Justiça de Direitos Humanos de Marabá, promoveu na última semana, no Centro de Recuperação Feminino de Marabá (CRFM), palestra com o tema “Disforia de Gênero e Saúde Mental”, ministrada por João Augusto de Souza Miranda, Gestor de Saúde, Especialista em saúde Mental, professor da Faculdade Carajás e enfermeiro assistencial da ala psicossocial do Hospital Municipal de Marabá.
As Promotorias de Justiça de Execução Penal e Controle Externo da Atividade Policial e de Direitos Humanos de Marabá atuarão em parceria no biênio 2018/2019, por meio do plano de atuação denominado “Saúde para todos: sem preconceitos e discriminações”, para realizar avaliações sobre a realidade prisional da população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros) e implementarem ações para garantir uma vida digna a esse segmento no sistema prisional marabaense.
“A palestra ministrada faz parte do plano de atuação das Promotorias de Justiça e possui como objetivo geral a contribuição para fomentar ações de saúde no âmbito do sistema prisional de Marabá”, disse a promotora de Justiça Lílian Freire.
Leia mais:O Plano considera a necessidade de superação do preconceito e da discriminação por meio de mudança de valores, fundamentada no respeito às diferenças, conforme o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e dos Direitos das pessoas LGBT e Política Nacional de Saúde integral de lésbica, gays, bissexuais, travestis e transexuais.
O evento contou com a participação de aproximadamente de 30 pessoas, entre detentas e servidores da unidade prisional e lhes permitiu o esclarecimentos acerca da temática LGBT e Saúde Mental. Servirá para construção de políticas públicas de saúde integral voltadas às pessoas LGBT inseridas no sistema prisional. (Ascom/PA)