Correio de Carajás

Desfiles da Pátria em Marabá começam em tom de luto

Ainda está muito viva na memória dos marabaenses a morte das jovens Sabrina das Neves Silva e Kauane Lopes dos Santos, que faleceram atropeladas de forma violenta na tarde do último domingo, dia 1º de setembro. E nesta terça-feira, 3, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) iniciou a série de desfiles em comemoração à Independência do Brasil pela Vila São José, no Km 8 da Rodovia Transamazônica.

Pioneiros da Vila São José foram homenageados e também desfilaram no evento festivo

Um laço preto estampado na camiseta de cada aluno, professor e equipe da SEMED mostrava a dimensão do luto e até mesmo um minuto de silêncio foi respeitado ao final do evento, em memória de Kauane e Sabrina e como forma de conforto aos familiares delas.

O desfile iniciou na porta da Escola São José com a participação dos 543 alunos matriculados, da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Regular. Em 40 minutos, os 15 pelotões fizeram uma apresentação que abordou o tema abrangente do desfile na rede municipal de Marabá: “Identidades brasileiras: lugares, cores, saberes e sabores”.

Leia mais:

Assim, os estudantes levaram para a avenida o orgulho de ser brasileiro; a importância dos indígenas na formação da cultura do País; a diversidade de alimentos que formam a culinária brasileira; educação ambiental, a importância do esporte na vida escolar; e, por fim, os heróis da comunidade São José, criada há mais 40 anos. Os pioneiros ainda vivos desfilaram com orgulho e um a um, eles foram apresentados no evento, com seus nomes e breve biografia. “São homens e mulheres que desbravaram essa região quando era apenas floresta. Fincaram o pé por aqui e pavimentaram uma estrada para os que vieram depois”, elogiou a secretária de Educação, Marilza Leite.

A secretária também elogiou a adesão de professores e estudantes em usar a fita preta durante os desfiles deste ano, em memória às estudantes que faleceram no trágico acidente.

Na tarde desta terça-feira, a partir de 17 horas, ela vai acompanhar o desfile de estudantes na Vila Brejo do Meio. Outras comunidades também serão contempladas com desfile cívico nesta e na próxima semana. No sábado, 7, ocorre o grande desfile na Marabá Pioneira. (Ulisses Pompeu)

Comentários