Na última sexta-feira (1), foi dado o pontapé inicial para os desfiles em homenagem a Independência do Brasil em Marabá. A programação começou nas Vilas Santa Fé e Sororó, zona rural do município, onde mais de 600 estudantes participaram do desfile cívico ao som da Banda Municipal da Fundação Casa da Cultura de Marabá.
Ao longo do final de semana os desfiles continuaram na Vila São José, Vila Brejo do Meio e na PA Cabo de Aço.
Nesta terça-feira (5), iniciam os desfiles na zona urbana de Marabá. O primeiro deles será no Núcleo São Félix. A partir das 7h30 as escolas, instituições, clubes e militares irão passar pela Avenida Magalhães Barata, localizada no Loteamento Novo Progresso.
Leia mais:No Núcleo Morada Nova, as escolas desfilam na quarta-feira (6). Ao todo serão dez instituições e quatro bandas.
O desfile principal acontece na quinta-feira (7), na Avenida Antônio Maia, na Velha Marabá, com a participação de mais de oito mil pessoas, segundo a Prefeitura.
Com o tema “O futuro está a esperar pela gente”, frase famosa do trecho da música “Aquarela”, de Toquinho, foi a escolhida pela Secretaria Municipal de Educação para representar o tema dos desfiles de 2023 na cidade.
Para Fábio Rogério, diretor geral de ensino da Semed, o tema escolhido dá continuidade ao sentimento de otimismo e esperança que foi plantado em 2022, quando o tema foi ‘Eu vejo a vida melhor no futuro”, verso de Tempos Modernos, de Lulu Santos.
“O futuro está esperando por nós, e 2023 é o ano em que consolidamos nossos esforços para fortalecer a aprendizagem dos estudantes e promover a união de nossa comunidade”, diz Fábio.
(Ana Mangas)