Correio de Carajás

Desemprego: Qualificação não rima com vaga

Em busca do primeiro emprego ou de reinserção no mercado de trabalho, quem está desempregado não vê a hora de sair dessa condição/ Foto: Josseli Carvalho
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Samilia Lima Rayol terminou o curso técnico em Enfermagem há mais de 10 anos, em 2006. Há dois está desempregada e procurando uma vaga para voltar a trabalhar. Após procurar hospitais, encarou a fila do Sistema Nacional de Emprego (Sine) com a documentação em mãos para se inscrever e colocar à disposição de empresas interessadas em contratações. Acredita que há oportunidades no campo em que atua, mas que a atual condição sócio-política do país tem aumentado o desemprego. “Acredito ser culpa do governo, da má administração do país que gera desemprego. É por um pouco de tudo que estamos nessa bagunça, nessa crise”, comentou.

Marlene Jesus Brito, gerente substituta do Sine Marabá, informa que diariamente cerca de 50 novas inscrições são feitas pelo órgão localizado na Marabá Pioneira. De acordo com o Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada, na quinta-feira, pelo Intituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no segundo trimestre deste ano éramos quase 13 milhões de brasileiros desempregados. Dentre estes, destaca o órgão, 3,2 milhões procuram trabalho há mais de dois anos.

O IBGE divulgou neste mês, ainda, que os jovens são os que mais sofrem, principalmente em decorrência da menor experiência. De acordo com os dados, entre os trabalhadores de 18 a 24 anos, a taxa de desemprego é mais que o dobro da taxa da população em geral.

Leia mais:

A estudante Taiane Barbosa da Silva Costa mora sozinha em Marabá e está em busca do primeiro emprego. Ela já está inscrita junto ao Sine Marabá desde o início deste ano e agora participa de algumas seleções. “Fui chamada para uma seleção para várias vagas, aí a consultora tenta adequar cada perfil para determinada empresa. Estou com altas expectativas para ser chamada”, diz.

Formanda em Engenharia de Produção e técnica em automação industrial sonha com uma vaga na área para a qual está se qualificando. “Estou cursando Engenharia por vocação e a automação eu já fui para complementar na área em que quero atuar”, disse. Dione Santos Silva, recém-formado em Engenheira Florestal, também tenta engrossar o currículo para aumentar as chances. Ele afirma, ainda, estar tentando empreender na área na qual se formou, mas está encontrando dificuldades. “Está complicado para quem está recém-formado. No campo geral acredito que a motivação para a falta de emprego tem raiz política, com a corrupção em geral o país não está gerando oportunidades para jovens e nem para a população de modo geral, o que implica na falta de emprego e de perspectiva”.

Dione culpa em parte, também, o setor empresarial que costuma reproduzir certo preconceito com quem está iniciando. “Acho que os empresários precisam visualizar na força de trabalho, na juventude, oportunidade de crescimento. Existe em mim o desafio, mas falta oportunidade. Qualificação eu tenho, falta ainda a oportunidade”.

Para quem já é pai de família também não está fácil e a situação acaba sendo ainda mais desesperadora. Carlos André Silva Cordeiro é montador de andaime, possui três filhas e está há seis meses sem trabalho. “Estou trabalhando fazendo bico na rua. Já rodei em tudo procurando emprego e tá difícil, muito. Tenho que me virar”. (Luciana Masrchall com informações de Josseli Carvalho)

SAIBA MAIS

O Sine Marabá está localizado em frente à Praça Duque de Caxias, na Marabá Pioneira. O atendimento para inscrição ocorre entre 8 horas e 14 horas, de segunda à sexta.

Mais

Companhia de Trânsito de Tucuruí destrói mais de 100 kadrons

Companhia de Trânsito de Tucuruí destrói mais de 100 kadrons

Como parte da programação do Maio Amarelo, mês dedicado à segurança no trânsito, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano…
É falso tuíte afirmando que Pazuello viajou para os EUA com passaporte diplomático

É falso tuíte afirmando que Pazuello viajou para os EUA com passaporte diplomático

Falso É falso o tuíte que afirma que o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, tenha recebido um passaporte diplomático…
EUA autorizam vacina da Pfizer para faixa etária de 12 a 15 anos

EUA autorizam vacina da Pfizer para faixa etária de 12 a 15 anos

A Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos autorizou a vacina contra covid-19 da Pfizer e da parceira…
Quase 9% das mulheres sofreram alguma violência sexual, diz IBGE

Quase 9% das mulheres sofreram alguma violência sexual, diz IBGE

Pelo menos 8,9% das mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de violência sexual na vida, segundo dados da Pesquisa Nacional da Saúde…
Pagamentos com cartões crescem 17% no primeiro trimestre

Pagamentos com cartões crescem 17% no primeiro trimestre

As transações por cartões (crédito e débito) registraram um aumento de 17,3% nos valores movimentados no primeiro trimestre deste ano…
Cadáveres não foram violados no Cemitério da Saudade, em Marabá

Cadáveres não foram violados no Cemitério da Saudade, em Marabá

Circulou nas redes sociais na manhã desta terça-feira (11) a foto de um caixão aberto, que possivelmente seria no Cemitério…