Correio de Carajás

Descubra, em Marabá, qual sua paleta de cores

Entenda as nuances da consultoria de imagem, profissão que está bombando nas redes sociais, com adesão de muita gente

Mônica mostra o círculo cromático. Com ele é possível entender quais as melhores combinações de cores na hora de montar um look/ Fotos: Evangelista Rocha

“Nós temos apenas dez segundos para causar uma boa primeira impressão”. É o que garante Mônica Silva Oliveira, consultora de imagem e estilo e de coloração pessoal que atua em Marabá. Ela abriu as portas de seu estúdio, na Folha 27, para expor ao Correio de Carajás as sutilezas de sua profissão e mostrar como o mercado está expandindo na cidade.

A consultoria de imagem nada mais é do que uma estratégia de comunicação não verbal através do vestuário. Roupas, calçados e acessórios podem ser usados para traduzir a personalidade e a intenção do indivíduo através da moda.

Basta passar alguns minutos no Instagram, por exemplo, que o internauta se depara com vídeos de consultoras realizando a análise de coloração pessoal em alguém ou dando indicações de looks para determinados tipos de corpos.

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Com o “boom” do serviço, cada vez mais mulheres – e homens – procuram Mônica para refinar seus estilos e vestimentas. “E quando a gente fala da consultoria de imagem, nós falamos de dois principais objetivos. O primeiro é o processo de autoconhecimento, onde você vai aprender sobre você mesmo, e o outro é a comunicação”.

Isto é, a roupa que uma pessoa usa, seu corte de cabelo, a maquiagem, o estilo da barba, as cores que está usando e até o tom de voz dela comunicam algo. Entender os significados desses elementos impacta na assertividade da mensagem que o indivíduo quer transmitir com sua aparência.

E para entender o impacto que cada etapa da consultoria de imagem causa nos indivíduos, Mônica Oliveira apresentou os passos dessa jornada.

ANÁLISE DE COLORAÇÃO

Se você acha que o preto é a cor coringa do seu guarda-roupa, Mônica discorda. A especialista afirma que o azul marinho é a cor universal, aquela que você pode usar sem ter medo de errar.

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Um estudo publicado pelo Programa de Educação Tutorial de Física, da universidade paranaense Unicentro, diz que o olho humano é capaz de distinguir entre 7 a 10 milhões de cores.

Diante dessas infinitas possibilidades, por que se limitar a uma única cor? É nesse ponto que a análise de coloração pode impactar positivamente na beleza natural e na maneira que o indivíduo comunica sua imagem.

“Algumas cores vão trazer mais confiança, outras vão oferecer mais alegria, outras vão trazer mais romantismo, então existe a questão da comunicação dessas cores, e tudo que os elementos em conjunto vão transmitir”, ilustra a profissional.

Com a análise de coloração, o cliente descobre qual, entre 12 opções, é a sua cartela de cores. A partir desse conhecimento, um universo de possibilidades é aberto para o indivíduo, que poderá escolher peças de roupa que criem um visual harmonioso, descobrir uma maquiagem mais natural e bonita, encontrar acessórios que complementem o look e até conhecer a cor de cabelo ideal.

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Importância da análise do seu biotipo físico

“Não existe corpo errado, mas existe roupa errada para aquele corpo”, sentencia Mônica Oliveira.

Nessa etapa da consultoria, o cliente mergulha na compreensão sobre seu biotipo físico, suas características e, assim, entende que tipo de roupa mais enaltece o seu corpo e quais ajudam a disfarçar o que gostaria de minimizar.

Cada corpo é único, mas existem algumas classificações comuns que servem como um guia geral no momento da consultoria: retangular, triângulo invertido, triângulo – ou pera –, oval e ampulheta.

“Muitas vezes você usa a roupa que desvaloriza o seu corpo, a roupa que evidencia o que era para diminuir a evidência, se você poderia estar trazendo muito mais equilíbrio, se vestindo muito melhor se você soubesse o seu biotipo e quais roupas usar”.

ANÁLISE DE ESTILO

“E se eu te perguntar qual é o teu estilo, você saberia responder?”, é a provocação que Mônica faz para a reportagem do CORREIO.

Quando direcionada para seus clientes, a resposta mais comum é: “Eu não tenho estilo”. Mas essa é uma impressão enganosa. A consultora evidencia que basta abrir o guarda-roupa que é possível detectar quais peças de roupa (e quais as características dessas peças) são encontradas em maior número no acervo do cliente. “Todo mundo tem um estilo de essência, aquilo que você compra com naturalidade e facilidade”, elabora.

Nessa etapa da consultoria, Mônica também identifica o estilo estratégico, ou seja, qual o perfil e qual o momento de vida da cliente. Esse processo é também uma jornada de autoconhecimento e ajuda a construir uma imagem autêntica e poderosa daquele indivíduo.

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GERENCIAMENTO DE GUARDA-ROUPA

“Esse é o momento em que vou para a casa da cliente e identifico o que ela mais tem, o que ela não tem, separamos as peças para doação e aquelas que não têm mais nada a ver com ela”, descreve Mônica.

O processo personalizado ajuda a otimizar o estilo da cliente de forma que ela consiga enxergar seu acervo de maneira mais “limpa”, para que possa aproveitar ao máximo as peças que possui.

Ao finalizar essa etapa, a consultora faz um checklist com as peças que a cliente está precisando. Essa etapa é importante porque, sem ela, é provável que a cliente vá às compras e adquira novamente algo que já possui.

“E com isso a gente vai lotando o guarda-roupa das mesmas coisas. Quando precisa de algo diferente a gente não pensa. Então, após essa etapa, eu vou na casa da cliente e com esse checklist em mãos nós partimos para o ‘personal shop’”.

“Não existe corpo errado, mas existe roupa errada para aquele corpo”

HORA DE MONTAR OS LOOKS

É comum que Mônica vá a casa da cliente para analisar seu guarda-roupa e perceba que, apesar de ter muitas peças supérfluas, ela não possui o básico. Nesse ponto da consultoria, a profissional auxilia na escolha de peças de roupa, acessórios e outros itens que valorizem a imagem e o estilo pessoal de cada indivíduo.

Após ir às compras com a cliente, a consultora a ensina a multiplicar as peças e juntas compõem “looks” de acordo com a mensagem que a mulher quer transmitir em determinados lugares e ocasiões, como o trabalho.

(Ulisses Pompeu, Luciana Araújo e Milla Andrade)