Em Sessão Solene presidida por Cilene Couto – vice-presidente da gestão anterior da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) -, realizada nesta sexta-feira (1º), foram empossados os 41 deputados estaduais paraenses eleitos em 2018, dentre eles os três representantes de Marabá e região: Chamonzinho (MDB), Toni Cunha (PTB) e Dirceu Ten Caten (PT).
A Sessão durou aproximadamente uma hora e meia e ocorreu no plenário Newton Miranda, da Alepa. Ao longo da posse, foram verificados os diplomas de todos os deputados que, em pé, acompanharam o juramento feito por Cilene Couto. Em seguida, foram chamados nominalmente e repetiram ‘assim eu prometo’ com a mão sobre a Constituição do Estado do Pará.
Após a cerimônia de posse, teve início a eleição para a escolha da Mesa Diretora para a 19ª legislatura. Primeiramente, os parlamentares elegerão o novo presidente da Casa Legislativa, que tomará assento e conduzirá os trabalhos de eleição dos membros da nova mesa diretora. Dentre os deputados eleitos no último pleito, 19 foram reeleitos e 22 são novos parlamentares.
Leia mais:Por telefone, o deputado Chamonzinho conversou com a Rádio Correio FM e falou um pouco sobre a missão que encara a partir de hoje. “Temos uma tarefa árdua no parlamento de promover o desenvolvimento da nossa região, tão carente da presença do Governo do Estado seja na saúde, seja na educação, na segurança pública, na cultura, na geração de emprego e renda. Teremos um papel importante em ajudar o governador a promover esse desenvolvimento”, afirmou.
Sendo o quinto deputado estadual mais votado, com 63.722 votos, diz que irá somar forças aos demais deputados eleitos na região. “Vamos levar desenvolvimento e cobrar do governador Helder (Barbalho) os compromissos que foram feitos em campanha. Estaremos aqui também ajudando o governo para que a gente possa fazer o sul e sudeste do Pará ter o reconhecimento de tudo aquilo que contribui para o estado”.
Vereador por oito anos em Curionópolis e prefeito da cidade também por dois mandatos, diz que agora vai empregar a experiência dos dois lados, executivo e legislativo, no cargo de deputado estadual. “A experiência contribui muito para o mandato. Apesar de estar no primeiro mandato como deputado estadual, temos bastante experiência na vida pública”. (Luciana Marschall)