Correio de Carajás

Decretos multam em R$ 50,00 quem andar sem máscara em Jacundá

Foto: Tayana Marquioro

COVID-19

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Os decretos municipais de número 55 e 58 foram detalhados hoje (21) em uma live transmitida pela fanpage da Prefeitura no Facebook. Entre as novidades, está a restrição ainda maior de público no interior de estabelecimentos comerciais e a suspensão do atendimento ao público na sede do Executivo Municipal, que passará a exercer somente expediente interno.

Agora, quem circular em espaços e vias públicas ou estabelecimentos comerciais sem máscara está sujeito a multa em dinheiro. Ao comércio em geral, segue permitido o funcionamento de 8h às 18h, mas apenas de segunda a sábado. Aos domingos, apenas serviços considerados essenciais (supermercados, farmácias e postos de combustíveis) estão autorizados a funcionar.

Outras medidas regulam o funcionamento de restaurantes, lanchonetes e conveniências estão com atividades autorizadas com apenas 30% da capacidade de público. Já as academias deverão restringir o acesso a 25 pessoas simultaneamente em suas dependências. Já o limite de público em eventos e reuniões é de 15 pessoas

Leia mais:

Na transmissão, além do prefeito Itonir Tavares, estavam presentes o vereador Ailton Santos, representando a Câmara de Vereadores; Irailde Bizarrias, secretária Municipal de Saúde; Lícia Souza, coordenadora do Departamento de Vigilância Sanitária; Jéssica Oliveira Vaz, da procuradora jurídica; Gessynael Reis, pelo Conselho Municipal de Saúde; e o tenente coronel da PM Emmet Alexandre.

Todos foram unânimes em ressaltar a importância da proteção individual. “Nenhum município do país tem lidado com essa nova onda do Coronavírus com mais tranquilidade que o ano passado e Jacundá não é diferente. Mas nenhum decreto vai conseguir reduzir o contágio, frear a disseminação da doença, se as pessoas não obedecerem”, disse o vereador Ailton, que também é enfermeiro.

Para a secretária de Saúde, outro ponto sensível é a procura tardia pelo atendimento médico, que só acontece quando o paciente já apresenta sintomas graves. “Quando iniciamos o atendimento do paciente, ele já está com um quadro de evolução entre médio e grave de Covid-19, alguns já nos procuram com indicação de intubação”, lamentou Irailde. “Outro problema que enfrentamos é a baixa procura de pessoas que já estão nos grupos indicados para vacinação, mesmo com nossos esforços de divulgação para chamar essas pessoas para vacinar”.

“Precisamos da ajuda de todos para superar essa pandemia. Eu peço a compreensão e colaboração dos amigos do comércio, porque nós não queremos chegar ao ponto de paralisar a principal atividade econômica do município e acabar agravando uma crise que já é enorme. Mas nós não vamos tolerar o desrespeito aos decretos que emitimos hoje”, alertou Itonir.

“Enquanto a vacina não chega para todos, nós fazemos um apelo para que você fique em casa sempre que puder, use máscara e evite aglomerações. Não podemos brincar com vidas”, concluiu o prefeito. (Tayana Marquioro – Ascom Prefeitura Municipal de Jacundá)

Comentários

Mais

Exposição on-line apresenta obras produzidas por artistas de Parauapebas

Exposição on-line apresenta obras produzidas por artistas de Parauapebas

Já está disponível na página do Movimenta Pebas, a exposição virtual das três obras produzidas no programa de residência artística…
Estudos fraudados não deslegitimam artigos que comprovam ineficácia da cloroquina contra a covid-19

Estudos fraudados não deslegitimam artigos que comprovam ineficácia da cloroquina contra a covid-19

INVESTIGADO POR:  VERIFICADO POR:   Leia mais: + Exposição on-line apresenta obras produzidas por artistas de Parauapebas + Mutirão, em Marabá,…
Mutirão, em Marabá, vacina mais de 10 mil pessoas acima dos 45 anos

Mutirão, em Marabá, vacina mais de 10 mil pessoas acima dos 45 anos

A partir desta segunda-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) retomou a vacinação contra a covid-19 para quem está…
É falso que senadores republicanos tenham descoberto origem da covid-19

É falso que senadores republicanos tenham descoberto origem da covid-19

INVESTIGADO POR:  VERIFICADO POR:  Conteúdo verificado: Texto publicado em site na internet segundo o qual senadores republicanos revelaram que já…
Temperatura sobe e agita o verão de Parauapebas

Temperatura sobe e agita o verão de Parauapebas

Junho chegou e com ele a onda de calor mais forte do ano na região amazônica. As temperaturas podem superar…
Projeto que cria linhas de ônibus turísticas em Parauapebas será votado nesta terça (22)

Projeto que cria linhas de ônibus turísticas em Parauapebas será votado nesta terça (22)

Consta na pauta da Sessão Ordinária desta terça-feira (22) da Câmara Municipal de Parauapebas o Projeto de Lei Nº 54…