Correio de Carajás

Decretos multam em R$ 50,00 quem andar sem máscara em Jacundá

Foto: Tayana Marquioro

COVID-19

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Os decretos municipais de número 55 e 58 foram detalhados hoje (21) em uma live transmitida pela fanpage da Prefeitura no Facebook. Entre as novidades, está a restrição ainda maior de público no interior de estabelecimentos comerciais e a suspensão do atendimento ao público na sede do Executivo Municipal, que passará a exercer somente expediente interno.

Agora, quem circular em espaços e vias públicas ou estabelecimentos comerciais sem máscara está sujeito a multa em dinheiro. Ao comércio em geral, segue permitido o funcionamento de 8h às 18h, mas apenas de segunda a sábado. Aos domingos, apenas serviços considerados essenciais (supermercados, farmácias e postos de combustíveis) estão autorizados a funcionar.

Outras medidas regulam o funcionamento de restaurantes, lanchonetes e conveniências estão com atividades autorizadas com apenas 30% da capacidade de público. Já as academias deverão restringir o acesso a 25 pessoas simultaneamente em suas dependências. Já o limite de público em eventos e reuniões é de 15 pessoas

Leia mais:

Na transmissão, além do prefeito Itonir Tavares, estavam presentes o vereador Ailton Santos, representando a Câmara de Vereadores; Irailde Bizarrias, secretária Municipal de Saúde; Lícia Souza, coordenadora do Departamento de Vigilância Sanitária; Jéssica Oliveira Vaz, da procuradora jurídica; Gessynael Reis, pelo Conselho Municipal de Saúde; e o tenente coronel da PM Emmet Alexandre.

Todos foram unânimes em ressaltar a importância da proteção individual. “Nenhum município do país tem lidado com essa nova onda do Coronavírus com mais tranquilidade que o ano passado e Jacundá não é diferente. Mas nenhum decreto vai conseguir reduzir o contágio, frear a disseminação da doença, se as pessoas não obedecerem”, disse o vereador Ailton, que também é enfermeiro.

Para a secretária de Saúde, outro ponto sensível é a procura tardia pelo atendimento médico, que só acontece quando o paciente já apresenta sintomas graves. “Quando iniciamos o atendimento do paciente, ele já está com um quadro de evolução entre médio e grave de Covid-19, alguns já nos procuram com indicação de intubação”, lamentou Irailde. “Outro problema que enfrentamos é a baixa procura de pessoas que já estão nos grupos indicados para vacinação, mesmo com nossos esforços de divulgação para chamar essas pessoas para vacinar”.

“Precisamos da ajuda de todos para superar essa pandemia. Eu peço a compreensão e colaboração dos amigos do comércio, porque nós não queremos chegar ao ponto de paralisar a principal atividade econômica do município e acabar agravando uma crise que já é enorme. Mas nós não vamos tolerar o desrespeito aos decretos que emitimos hoje”, alertou Itonir.

“Enquanto a vacina não chega para todos, nós fazemos um apelo para que você fique em casa sempre que puder, use máscara e evite aglomerações. Não podemos brincar com vidas”, concluiu o prefeito. (Tayana Marquioro – Ascom Prefeitura Municipal de Jacundá)

Comentários

Mais

Dr. Naves retorna a Marabá e é recebido com festa por familiares e amigos

Dr. Naves retorna a Marabá e é recebido com festa por familiares e amigos

José Divino Naves, mais conhecido como Dr. Naves, desembarcou às 16h30 deste sábado (18) em Marabá, após passar 5 meses…
Índice reúne dados sobre a inclusão de brasileiros com deficiência

Índice reúne dados sobre a inclusão de brasileiros com deficiência

Passados 11 anos desde a realização do último censo nacional, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, uma associação sem…
Anvisa aprova indicação de baricitinibe para covid-19

Anvisa aprova indicação de baricitinibe para covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou na noite desta sexta-feira que aprovou a indicação do medicamento baricitinibe para…
Pará registra 587.922 casos de Covid-19 e 16.578 mortes pela doença

Pará registra 587.922 casos de Covid-19 e 16.578 mortes pela doença

O Pará contabilizou mais 51 casos de Covid-19 e 4 mortes causadas pela doença. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria…
“Forma Pará” recepciona calouros de Jacundá e Itupiranga

“Forma Pará” recepciona calouros de Jacundá e Itupiranga

“O Forma Pará, antes de qualquer coisa, é um programa que cuida de pessoas. E vocês também serão profissionais que…
Família de adolescente morto por “Trem da Alegria” não recebeu apoio financeiro da empresa

Família de adolescente morto por “Trem da Alegria” não recebeu apoio financeiro da empresa

A família do adolescente Marcos Henrique dos Santos, de 14 anos, que foi morto na noite desta quinta-feira (16), no…