Correio de Carajás

Decreto tornará obrigatória a execução do Hino de Marabá

Pedro Corrêa, presidente da Câmara, enaltece a importância do Hino de Marabá
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Os vereadores de Marabá devem aprovar hoje, terça-feira, o Decreto Legislativo Nº 045/2019, que dispõe sobre a obrigatoriedade de execução do Hino de Marabá em todas as sessões da Câmara a partir de agora.

De autoria da Mesa Diretora da Casa, o referido Decreto, segundo o presidente da Casa, Pedro Corrêa, objetiva fortalecer a importância do Hino de Marabá, considerado um dos símbolos máximos da cidade, juntamente com a bandeira e o brasão do município.

Pedrinho revela que nos poucos lugares e eventos em que o Hino de Marabá é tocado, algumas pessoas cantam, no máximo, o coro e ficam caladas nas estrofes. Ele lembra que há cerca de um mês, a Câmara lançou uma nova versão do Hino de Marabá, que recebeu arranjo específico para facilitar o canto. Com essa iniciativa do Poder Legislativo, ele espera que a canção seja popularizada e as pessoas aprendam a letra. “Esse é um dos elementos fundamentais na expressão do sentimento cívico de cada um de nós, para a construção dos valores de cidadania”, destaca o presidente.

Leia mais:

O Hino de Marabá relata a história, as lutas e as riquezas do município, no entanto, na própria Câmara a sua execução vinha sendo realizada apenas na abertura de sessões solenes, quando deveria ser amplamente executado. “O hino representa o próprio povo, que com ele deve se identifica, se emocionar com a musicalidade de sua melodia e poesia. Porém, muitos não sabem cantá-lo”, reafirma.

A Câmara manterá um diálogo com a Secretaria Municipal de Educação, para quem vai repassar a nova versão do Hino e sugerir para que os educadores das mais de 200 escolas públicas municipais estimulem os estudantes a aprenderem e cantarem o hino do município.

Na avaliação de Pedro Corrêa, com esse Decreto, a Câmara Municipal se coloca à frente como exemplo de respeito, dedicação e compromisso com o município, exaltando um dos seus símbolos maiores que é o “Hino de Marabá”.

Quem desejar aprender ou cantar o Hino de Marabá a partir da nova versão disponibilizado pela Câmara Municipal em abril deste ano pode acessar o seguinte endereço: https://www.youtube.com/watch?v=xFC1ftmzWTo.

 

Mais

Sem máscara, Bolsonaro debocha: 'Sou imorrível, imbrochável e incomível'

Sem máscara, Bolsonaro debocha: 'Sou imorrível, imbrochável e incomível'

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) esteve, sem máscara, na manhã desta segunda-feira (17/5) cumprimentando apoiadores na porta do Palácio da…
Bruno Covas, prefeito de São Paulo, morre de câncer aos 41 anos

Bruno Covas, prefeito de São Paulo, morre de câncer aos 41 anos

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, faleceu neste domingo (16), aos 41 anos, vítima de câncer. Ele deixa um…
Marcha da Família e ruralistas juntam forças em ato neste sábado

Marcha da Família e ruralistas juntam forças em ato neste sábado

Manifestantes pró-governo Bolsonaro devem voltar às ruas neste sábado, dia 15 de maio, duas semanas após os atos que mobilizaram…
Bolsonaro vem a Marabá  no dia 28 de maio para entrega de títulos do Incra

Bolsonaro vem a Marabá no dia 28 de maio para entrega de títulos do Incra

O dia 28 de maio, uma sexta-feira, deverá ser a data em que o presidente da República, Jair Bolsonaro, vai…
Helder inaugura, entrega cheques e assina ordens de serviço em Marabá

Helder inaugura, entrega cheques e assina ordens de serviço em Marabá

Em visita a Marabá nesta quarta-feira (12) o governador Helder Barbalho rodou a cidade fazendo inaugurações, assinando ordens de serviço,…
Inauguração de prisões é momento histórico, diz governador

Inauguração de prisões é momento histórico, diz governador

Durante a inauguração da Unidade Semiaberto Masculino de Marabá (com 200 vagas) e da Cadeia Pública de Marabá (306 vagas…