Correio de Carajás

Deca não confirma reféns e nega condenação de fazenda por trabalho escravo

Foto: Agência Pará
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O delegado Waney Alexandre, titular da Delegacia Especializada em Conflitos Agrários (Deca) sediada em Marabá, não confirmou que funcionários da Fazenda Novo Mundo tenham sido feitos reféns durante ocupação de um grupo de pessoas ligadas ao movimento União Nacional Camponesa (UNC), na madrugada da última sexta-feira, dia 10.

A informação chegou a ser veiculada em sites e por redes sociais e, ao ser questionada sobre o tema específico, a autoridade policial afirmou que “as informações para salvaguardar o êxito das investigações não vou repassar”. Em entrevista coletiva na manhã de hoje, terça (15), entretanto, informou que as atividades da fazenda estão sendo desenvolvidas normalmente.

Conforme ele, na madrugada de sexta a Polícia Civil recebeu a informação que a fazenda estava sendo ocupada por trabalhadores rurais e que haveria pessoas armadas mantendo os trabalhadores em cárcere privado. “Imediatamente a equipe de plantão da Deca foi até o local. Chegando lá foi constatada a ocupação, cerca de 80 pessoas, entre homens, mulheres e crianças, mas diligenciamos e percebemos que não existia funcionários em situação de cárcere ou reféns, então iniciamos diálogo com o movimento”, declarou.

Leia mais:

Segundo o delegado, durante a conversa, os ocupantes alegaram que a propriedade e o proprietário da fazenda tinham sido condenados por crime de trabalho análogo ao de escravidão, o que não foi comprovado pelas buscas da Deca.

“Diligenciamos junto ao TRF imediatamente para ver se existia essa condenação e também no TJPA. Extraímos documentos que mostram que não existe condenação, nem mesmo processo criminal deste gênero contra o proprietário da fazenda, quiçá condenação transitada em julgada”. Os membros do movimento também alegaram que a propriedade rural é objeto de reforma agrária.

“Diligenciamos também junto ao Incra, conversei com o ouvidor regional e requisitei formalmente informações sobre a fazenda. O Incra nos passou por documento que a fazenda Novo Mundo não é objeto de processo de obtenção da terra para reforma agrária, nem mesmo está na lista de propriedade que entram em estudo para análise da viabilidade de se tornar objeto de reforma agrária”.

Essas informações, acrescenta, foram repassadas aos trabalhadores rurais pelos policiais da Deca. “Tentamos conversar com a liderança, mas ninguém se apresentou, então falamos com todos. Passamos esses documentos, eles têm em mãos. A atividade laborativa da fazenda já foi reiniciada, os funcionários estão trabalhando e transitando normalmente. Os ocupantes saíram da sede e se deslocaram a 10 Km, mas ainda na propriedade, em um retiro de difícil acesso e lá permanecem. No sábado (11) fomos até lá novamente com intuito de iniciar novas tratativas para saber qual a posição do movimento após as informações repassados”.

Na ocasião, conforme já divulgado pelo Portal Correio de Carajás, os policiais civis abordaram dois homens, Francisco Garcia de Moura e Hilton Alves de Souza, ambos integrantes da UNC. No interior do veículo em que Francisco estava foi apreendida uma espingarda e ele foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma e esbulho possessório. Já Hilton foi autuado em um Termo Circunstanciado de Ocorrência por esbulho possessório e em seguida liberado. O caso segue sendo acompanhado pela Deca. (Luciana Marschall – com informações de Elson Gomes)

Mais

Tentativa de furto de dormentes é frustrada na ferrovia

Tentativa de furto de dormentes é frustrada na ferrovia

Nesta segunda feira (10), às 11horas, foi frustrada uma tentativa de furto de dormentes de aço dos trilhos da Estrada…
Homem morre eletrocutado ao tentar fazer ligação em poste

Homem morre eletrocutado ao tentar fazer ligação em poste

O Corpo de Bombeiros de Redenção resgatou nesta segunda-feira (10) o corpo de um homem que foi eletrocutado e ficou…
Motorista embriagado é flagrado pela PRF na BR-222

Motorista embriagado é flagrado pela PRF na BR-222

Um homem foi detido pela Polícia Rodoviária Federal na tarde de domingo (9) ao conduzir uma motocicleta visivelmente embriagado, na…
Briga entre mulheres termina com uma esfaqueada

Briga entre mulheres termina com uma esfaqueada

Uma confusão na Vila Brejo do Meio, zona rural de Marabá, terminou com uma mulher esfaqueada e outra presa na…
Homem é assassinado no Residencial Magalhães

Homem é assassinado no Residencial Magalhães

Permanecia sem identificação até ontem (10), na câmara fria do Instituto Médico Legal (IML), o corpo de um homem que…
Parauapebas supera Marabá em criminalidade

Parauapebas supera Marabá em criminalidade

Dados recentemente cedidos pela Diretoria de Informática, Manutenção e Estatística da Polícia Civil do Estado do Pará ao Correio de…