O prefeito reeleito de Parauapebas, Darci Lermen, tomou posse nesta sexta-feira (1°), com discurso conciliador, conclamando união. Também anunciou que o foco do quarto mandato será resolver em definitivo os problemas de saneamento do município, uma área pela qual é muito cobrado. A sessão solene, restrita, realizada na Câmara Municipal, também empossou os 15 vereadores eleitos no último pleito.
Darci, descreveu que o trabalho será no intuito de conseguir chegar em um “índice altíssimo de tratamento de esgoto, resolvendo o problema da falta de água”, recorrente em alguns bairros da cidade. Segundo ele, saúde e educação também são prioridades. “São três pontos fundamentais que teremos que resolver problemas gigantes”, citou.
Leia mais:Nas redes sociais, o prefeito já havia divulgado o secretariado, antes da posse marcada para as 10h, afirmando estar mudando a maneira de gerir, por isso, priorizou quadros técnicos, avisando que o titular “que não der conta” será substituído.
Darci alcançou 48,42% dos votos, o que equivale a 57.384 votos, e cumprirá o seu quarto mandato na Prefeitura. Ao Correio de Carajás, ressaltou ter amadurecido muito nos últimos anos, chegando em um momento que sabe a melhor maneira de conduzir o município e as pessoas que pode contar.
Darci, falou que o momento não é para perseguições, mas sim, de trabalho em conjunto. “Como a vida passa ligeiro, como o poder é passageiro, e quando a gente sai, eu já passei por isso, nem o vento bate nas nossas costas”, citou.
O mandatário aproveitou para comentar sobre rumores que correm na cidade de que ele poderia cumprir apenas dois anos do mandato de prefeito por interesse de concorrer a deputado. Sobre isso, disse: “Eu não tenho pretensão, não vou ser candidato, a cidade precisa eleger deputado estadual e federal, a gente tem condições de eleger dois estaduais e um federal, mas, não serei eu”.
Já o vice-prefeito João Trindade, mais conhecido como João do Verdurão, assume o primeiro cargo político. À reportagem, afirmou não ter almejado uma carreira política, porém, esse era um sonho que o pai tinha para ele, tornando-se realidade com o pedido das pessoas próximas para que entrasse na disputa política.
VEREADORES
Uma Câmara renovada com os vereadores empossados neste primeiro de janeiro. Dos 13 vereadores da última legislatura que disputaram a eleição, apenas seis foram reeleitos, elegendo apenas uma representante feminina, Eliene Soares. Ao todo são 15 cadeiras.
Por ser o mais idoso, o vereador reeleito Zacarias Marques presidiu a solenidade de posse, ao discursar, manifestou pretensões de se candidatar a prefeitura de Parauapebas na próxima eleição.
A solenidade também definiu a mesa diretora para o biênio 2021/2022. O vereador Ivanaldo Braz consagrou-se o novo presidente da Câmara, quem assume a vice-presidência é Josemir Santos, já Rafael Ribeiro foi eleito como o primeiro secretário, e Zacarias, o segundo secretário.
Os vereadores iniciarão oficialmente os trabalhos na sessão solene do dia 15 de fevereiro. O salário será de R$ 12.660,00, que teve um aumento de R$ 2.203,36, definido em Sessão Extraordinária no dia 21 de dezembro de 2020. Cada político pode contratar 14 assessores para o gabinete.
Vereadores empossados para a Legislatura 2021-2024
• Ivanaldo Braz (PDT) – 3.988 votos (reeleito);
• Eliene Soares (MDB) – 2.990 votos (reeleita);
• Luiz Castilho (Pros) – 2.612 votos (reeleito);
• Zé do Bode – Elvis Cruz (MDB) – 2.437 votos;
• Léo Márcio (Pros) – 2.264 votos;
• Rafael Ribeiro (MDB) – 2.223 votos (suplente de Coutinho na legislatura atual);
• Elias da Construforte (PSB) – 2.157 votos (reeleito);
• Joel do Sindicato (PDT) – 2.024 votos (reeleito);
• Zacarias Marques (PP) – 1.898 votos (reeleito);
• Francisco Eloécio (Republicanos) – 1.544 votos;
• Aurélio Goiano (PSD) – 1.508 votos;
• Josivaldo da Farmácia (PP) – 1.437 votos;
• Israel Miquinha (PT) – 1.395 votos (vereador em 2009/2012 e 2013/2016);
• Josemir Silva (Pros) – 1.259 votos;
• Leandro do Chiquito (Pros) – 1.213 votos;
(Reportagem: Theíza Cristhine)