Correio de Carajás

Cursinho popular da Uepa Marabá prepara alunos para o Enem

Criado em 2017, o projeto Cursinho Popular Avante foi idealizado por alunos do Centro Acadêmico de Ciências Naturais (Cacin), da Universidade Estadual do Pará (UEPA) Campus de Marabá. O trabalho voluntário dos acadêmicos tem o objetivo de preparar – e ajudar – os estudantes do terceiro ano do ensino médio para realizarem a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para participar do projeto social, o estudante secundarista paga apenas um valor simbólico de R$ 20, que é cobrado no ato da matrícula, que auxilia a manter os custos básicos do cursinho, mas sem cobrança de mensalidade.

Alunos da Uepa e professores trabalham como voluntários em sala de aula para ajudar alunos do ensino médio

Neste ano, estão sendo ofertadas 80 vagas para estudantes que queriam participar do projeto, que já aprovou 60 alunos desde o início de sua criação, em 2017. As aulas acontecem aos finais de semana nas dependências do Campus VIII da UEPA, com opção presencial ou remota, e as inscrições vão até o próximo dia 22 de fevereiro.

Leia mais:

De acordo com Joana Dark Silva Lima, coordenadora do Cursinho Popular, além dos alunos da Universidade, fazem parte do quadro de educadores, acadêmicos de outras instituições, públicas e privadas, e de professores voluntários. “Estamos com inscrições abertas até o dia 18, deste mês para colaboradores que queiram fazer parte das atividades voluntárias”, diz.

Ainda segundo Joana Dark, em 2021 o Avante não ofereceu nenhuma atividade referente às aulas por causa da pandemia. “Os estudantes apresentaram muitas dificuldades ao acesso do ensino remoto”, relembra. (Ana Mangas)