Correio de Carajás

CRAS abre inscrições pra escolinha de futebol

Com 16 anos de idade, Patrick Marques, tem buscado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Folha 13, Nova Marabá, atividades que o ajudam na formação cidadã, profissional e no fortalecimento da identidade. Ele frequenta o CRAS, desde 2019, e além de participar da oficina de artesanato do projeto CEACA, é na escolinha de futebol, que ele tem conseguido interagir de forma mais descontraída com outros jovens.

Escolinha é uma bola dentro na formação cidadã dos jovens

A escola de futebol do CRAS foi implantada no centro, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). “É muito legal, a gente encontra divertimento. Muitas vezes não temos muitos locais para brincar, então quando a gente vem, se diverte”, enfatiza o adolescente.

Patrick Marques participa da escolinha do CRAS da Folha 13

O projeto de futebol funciona no CRAS da Nova Marabá, duas vezes por semana na segunda e quarta-feira, com o objetivo de promover a socialização e o convívio entre a juventude por meio do esporte educacional. O professor de Educação Física da Semel, Fredson André Valente, tem auxiliado no desenvolvimento do projeto que também acontece no CRAS Bela Vista.

Leia mais:
Professor de Educação Física da Semel, Fredson André Valente

“É para que eles vejam o esporte não como um fim e sim como um meio na formação do cidadão. Utilizar o esporte como um instrumento de formação cidadã”, destaca o educador.

O projeto voltado para crianças e adolescentes entre 13 e 17 anos, de ambos os sexos, está com inscrições abertas, como informa Kelly Cortez, coordenadora do CRAS.

“Por enquanto só temos meninos, mas as inscrições já estão abertas para as meninas, a partir do momento que completar o grupo teremos uma turma feminina também. Vale lembrar que o esporte é importante para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e físico. Então que venham se inscrever, estamos abertos”, observa Kelly.

Kelly Cortez coordena o CRAS instalado naquela região da cidade

Os interessados devem comparecer ao CRAS da folha 13, e apresentar documentação e o Cadúnico, caso já seja cadastrado. O CRAS funciona das 08h às 18h, sem intervalo para o almoço. (Leydiane Silva/Ascom/PMM)