Com 16 anos de idade, Patrick Marques, tem buscado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Folha 13, Nova Marabá, atividades que o ajudam na formação cidadã, profissional e no fortalecimento da identidade. Ele frequenta o CRAS, desde 2019, e além de participar da oficina de artesanato do projeto CEACA, é na escolinha de futebol, que ele tem conseguido interagir de forma mais descontraída com outros jovens.
A escola de futebol do CRAS foi implantada no centro, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). “É muito legal, a gente encontra divertimento. Muitas vezes não temos muitos locais para brincar, então quando a gente vem, se diverte”, enfatiza o adolescente.
O projeto de futebol funciona no CRAS da Nova Marabá, duas vezes por semana na segunda e quarta-feira, com o objetivo de promover a socialização e o convívio entre a juventude por meio do esporte educacional. O professor de Educação Física da Semel, Fredson André Valente, tem auxiliado no desenvolvimento do projeto que também acontece no CRAS Bela Vista.
Leia mais:“É para que eles vejam o esporte não como um fim e sim como um meio na formação do cidadão. Utilizar o esporte como um instrumento de formação cidadã”, destaca o educador.
O projeto voltado para crianças e adolescentes entre 13 e 17 anos, de ambos os sexos, está com inscrições abertas, como informa Kelly Cortez, coordenadora do CRAS.
“Por enquanto só temos meninos, mas as inscrições já estão abertas para as meninas, a partir do momento que completar o grupo teremos uma turma feminina também. Vale lembrar que o esporte é importante para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e físico. Então que venham se inscrever, estamos abertos”, observa Kelly.
Os interessados devem comparecer ao CRAS da folha 13, e apresentar documentação e o Cadúnico, caso já seja cadastrado. O CRAS funciona das 08h às 18h, sem intervalo para o almoço. (Leydiane Silva/Ascom/PMM)