Correio de Carajás

CRAMA registra primeira fuga

Josiel havia fugido em março, foi preso em agosto e agora conseguiu escapar de novo/Foto: Ronaldo Modesto/Arquivo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Um dos problemas deixados pelo governo tucano que vai requerer uma ação enérgica do atual governo do Estado é o sistema penal. Algumas ações já foram anunciadas, mas corrigir problemas crônicos exigirá muito esforço. Um dos maiores desafios está encravado nas margens da Rodovia Transamazônica. Trata-se do Centro de Recuperação Agrícola Mariano Antunes (CRAMA), em Marabá. As fundações do obsoleto edifício mais parecem um queijo suíço de tantos buracos que possui. Na tarde de domingo (27), um desses túneis deu fuga a mais três presos. São eles Alexssander Matheus Salles Almeida, Josiel de Moura Sousa e Francierton de Meneses Bezerra.

Conforme relato da Polícia Militar, por volta das 10h30 da manhã, policiais que tiram serviço naquela casa penal foram informados por um agente prisional sobre uma possível tentativa de fuga, pois os presos estavam apresentando atitude suspeita.

Os militares e o agente foram até a área do regime semiaberto e verificaram a existência de um túnel no Pavilhão B. Os militares disseram ao agente prisional que o túnel deveria ser fechado imediatamente. Em resposta, o agente carcerário disse que iria informar ao chefe de segurança do dia, porém não foi tomada nenhuma providência.

Leia mais:

Por volta das 14h15, não deu outra: os três detentos conseguiram fugir justamente pelo túnel. Os agentes ainda chegaram a ver os detentos fujões se embrenhando mata a dentro, mas não tiveram mais como alcança-los, segundo informou o delegado Vinícius Cardoso das Neves, diretor da 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil.

“O fato foi noticiado à Polícia Civil, que abriu um inquérito policial para apurar as circunstâncias da fuga, caso que também é apurado no âmbito administrativo da Superintendência do Sistema Penal (SUSIPE)”, explicou o delegado Vinícius.

Delegado Vinícius confirmou que a polícia a SUSIPE abriram procedimentos / Foto: Evangelista Rocha

QUEM SÃO

Entre os foragidos, o elemento Alexssander Matheus Salles Almeida cumpria pena por assalto a mão armada ocorrido na Comarca de Tucuruí, mas também era indiciado por assalto na Comarca de Canaã dos Carajás, além de ter sido denunciado por porte de armas em processo que corre na 2ª Vara Criminal de Marabá, e por roubo majorado em Parauapebas.

Já o foragido Josiel de Moura Sousa está ficando especialista em fugir do CRAMA. Em março do ano passado, ele fugiu junto com outros 13 detentos, mas acabou preso com drogas e baleado pela polícia, em agosto, na cidade de Parauapebas. Aliás, lá na cidade de Parauapebas, ele é acusado de ter assassinado uma pessoa em 2016 e deverá ser levado a júri popular provavelmente este ano. Além disso, ele cumpria pena de quatro anos por outro crime cometido em Marabá.

Já o terceiro foragido, Francierton de Meneses Bezerra, já cumpria pena também por assalto, além de responder pelos crimes de receptação, assalto e até por omissão de socorro, crimes estes que foram praticados em Canaã dos Carajás e Marabá.

SAIBA MAIS

Ainda no final do ano passado, o governador Helder Barbalho anuncia que iria desvincular a SUSIPE da Secretaria de Segurança Pública e transforma-la em Secretaria do Sistema Penitenciário, justamente para intensificar a atenção com o sistema penal do estado. Mas a nova pasta só pode ser criada formalmente a partir da aprovação de projeto de lei neste sentido que será feita pela Assembleia legislativa do Pará (ALEPA), cujas atividades reiniciam na próxima sexta-feira, dia 1º de fevereiro.

(Chagas Filho)

Mais

Operação policial no Jacarezinho deixa pelo menos 25 mortos

Operação policial no Jacarezinho deixa pelo menos 25 mortos

Uma operação da Polícia Civil do RJ contra o tráfico de drogas no Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, deixou 25…
Trotes atrapalham as ações da polícia em Marabá

Trotes atrapalham as ações da polícia em Marabá

Todos os dias a Polícia Militar de Marabá atende diversas ligações falsas, os chamados trotes. Muitas das vezes, a equipe…
PRF apreende 105 toneladas de minério ilegal em caminhão na BR-222

PRF apreende 105 toneladas de minério ilegal em caminhão na BR-222

Um caminhão que transportava 105 toneladas de minério ilegal foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no sudeste do Pará.…
Foragido da justiça é linchado por populares da Folha 16 após esfaquear homem

Foragido da justiça é linchado por populares da Folha 16 após esfaquear homem

Por volta das 16 horas desta quarta-feira, 5, um homem foi esfaqueado na Folha 16, no bairro Nova Marabá. A…
Mulher mata o marido com golpes de faca no Bairro Araguaia

Mulher mata o marido com golpes de faca no Bairro Araguaia

Uma discussão de casal terminou em tragédia na noite desta quarta-feira (5), no bairro Araguaia, em Marabá. Após receber um…
Foragido de Manaus é preso em Altamira

Foragido de Manaus é preso em Altamira

Alexandre Vargas de Souza, 26 anos de idade, era foragido do sistema judiciário do município de Manaus (AM). A descoberta…