Correio de Carajás

Covid avança de novo e Marabá reabre Central

Apenas em junho, foram registrados quase mil casos do novo coronavírus no município. Julho tem hospital lotado.

Mãe e filho exibem carteira de vacinação contra covid-19. Número de marabaenses com terceira dose ainda é baixíssimo

A Secretaria Municipal de Saúde de Marabá reabriu a Central de Atendimento para atender pacientes com sintomas gripais. A medida de contingência se dá devido ao aumento do número de casos de Covid-19.

Os serviços estão instalados na Folha 31, ao lado do CAPS e atrás da Fundação Casa da Cultura (antiga Central de Testagem), na Nova Marabá. O espaço dispõe de atendimento médico e de enfermagem, testes para detecção de covid conforme avaliação médica e entrega de medicação. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. É necessário levar RG e Cartão Sus.

Em julho, Marabá teve quase mil casos de covid-19. Com isso, a busca por atendimento no Hospital Municipal da cidade aumentou.

Leia mais:

Postos de saúde

As Unidades Básicas de Saúde do município também estão atendendo os pacientes com sintomas gripais. “É principalmente para dar mais vazão ao público, que está procurando os hospitais por causa de gripes e problemas respiratórios”, enfatiza Sheila Macedo, diretora da Atenção Básica da SMS.

O funcionamento das UBS ocorrerá até às 22h, nas segundas e quartas-feiras. Foram escolhidos postos de saúde que contemplem os núcleos da cidade, são eles: Carlos Barreto, Morada Nova; Amadeu Vivacqua, São Félix; Hiroshi Matsuda, Folha 11, Nova Marabá; Demósthenes Azevedo, Marabá Pioneira; e UBS Laranjeiras, Cidade Nova.

Além dos postos fixos, o Extra Muro da Prefeitura atua semanalmente com postos itinerantes para levar serviços médicos e vacinação para zona rural e outros locais da cidade.

Vacinação

A vacinação contra o novo coronavírus acontece em todas os postos de saúde da cidade e até sexta-feira (22), é possível se vacinar no Shopping Partage tanto para Covid-19, quanto para Influenza e Sarampo.

“Completem o ciclo vacinal. Vacinem as crianças. A vacina salva vidas é muito importante que todo mundo atue junto para vencermos. Não só a Covid-19 como sarampo, influenza e demais vacinas”, pede Sheila Macedo.

Importante lembrar que já está liberada a vacinação para crianças de 3 a 5 anos, segundo norma técnica do Estado (SESPA). A vacina para esse grupo, assim como para as outras faixas etárias e todas as doses estão disponíveis tanto nas Unidades Básicas de Saúde, quanto no Partage Shopping.

A professora Nívia Feitosa levou o filho José Emilio, 3 anos, para tomar a primeira dose. Ele foi o primeiro vacinado nesta faixa etária no Shopping Partage. “A família toda está vacinada. Só faltava ele. Estou muito feliz de vir aqui e poder iniciar o processo de imunização dele contra Covid-19. Apesar do choro é um momento de muita alegria”, comenta a mamãe.

O pequeno Rafael Dias de Lara, 10 anos, aproveitou para se vacinar contra a Influenza e comemorou. “Eu fico muito nervoso pra tomar vacina. Dessa vez foi mais fácil. Mas semana que vem eu já vou lá para o Zezinha tomar a vacina contra Covid também”, conta a criança.

A mãe de Rafael, a farmacêutica Bruna da Silva Dias, também aproveitou a facilidade da vacinação no shopping para se vacinar contra a gripe. “Nossa carteira de vacinação está completa. Eu já tomei as 4 doses, agora tomei contra gripe. Meu filho está vacinado sarampo, influenza e vai tomar a segunda dose contra Covid-19”, revela.

Bruna brinca que agora vai levar o filho para se divertir por não ter chorado na vacina.  “Vim resolver uma coisa aqui no shopping e aproveite essa facilidade. Agora vamos lá tomar sorvete por que ele merece”, sorri.

UBS

O funcionamento das Unidades Básicas de Saúde inclui, não só vacinação, como outros serviços. “É principalmente para dar mais vazão ao público, que está procurando os hospitais por causa de gripes e problemas respiratórios”, explica Sheila Macedo, diretora da Atenção Básica da SMS.

O funcionamento das UBS ocorrerá até as 22h, nas segundas e quartas-feiras. Foram escolhidos postos de saúde que contemplem todos os núcleos da cidade, são eles: Carlos Barreto, Morada Nova; Amadeu Vivacqua, São Félix; Hiroshi Matsuda, Folha 11, Nova Marabá; Demósthenes Azevedo, Marabá Pioneira; e UBS Laranjeiras, Cidade Nova.

Além dos postos fixos, o Extra Muro da Prefeitura atua semanalmente com postos itinerantes para levar serviços médicos e vacinação para zona rural e outros locais da cidade. (Ascom PMM)