Correio de Carajás

Covid-19: Relatório aponta estabilização na curva de contágio e óbitos

Agentes da Divisa em visita ao comércio nos últimos dias, de olho nas medidas ainda vigentes/ Foto: Arquivo Correio
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O relatório da evolução da pandemia do novo coronavírus compilado pela Divisão de Vigilância Sanitária de Marabá (Divisa) revela que o município está conseguindo manter a estabilização na curva de novos casos confirmados e de óbitos por covid-19. Os dados foram analisados do dia 23 de março até 1º de agosto.

De acordo com os gráficos, os meses de maio e junho registraram o maior número de casos confirmados da doença. O aumento nas estatísticas também se deu por conta da realização de testes rápidos em grande escala. O estudo mostra que o momento mais crítico da doença no município aconteceu entre os dias 05 de maio e 05 de junho, quando foram registrados 90 óbitos. Após esse período, embora tenham surgido mais casos da doença, houve declínio no número de mortes, inclusive devido à implantação de medidas como as centrais de testagem, de entrega de medicamentos e ampliação dos pontos de atendimentos dos casos suspeitos de covid-19.

Os primeiros 04 casos da doença em Marabá foram registrados entre os dias 22 a 28 de março. Já de 29 de março a 11 de abril, houve mais três confirmações. Nos 12 a 18 de abril, apareceram mais 11 novos casos e as duas primeiras mortes. Entre 19 de abril a 02 de maio, surgiram 81 novos casos e 07 óbitos. No período de 03 de maio a 06 de junho, houve uma escalada de confirmações, com 2005 casos e 104 mortes. A semana com mais registros de pacientes foi de 07 a 13 de junho com 1155 casos e oito mortes. Posteriormente, entre 14 de junho a 04 de julho, registrou-se 1534 casos e 25 mortes, e de 05 de julho a 1º de agosto, 1024 casos e 16 óbitos.

Leia mais:

Segundo Daniel Soares, coordenador da DIVISA, as estatísticas estão sendo monitoradas quinzenalmente, em parceria com a Vigilância Epidemiológica, e os dados são repassados ao comitê gestor de enfrentamento ao novo coronavírus no município. As informações subsidiam a tomada de novas medidas a serem impostas a partir das avaliações. “Vamos trilhar esse caminho com responsabilidade, analisando os dados, todos indicadores para que possamos continuar nesse avanço”, declara.

ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO

Daniel enfatiza que a pandemia está sendo acompanhada e combatida pela vigilância sanitária desde o registro do primeiro caso do novo coronavírus na cidade, quando a prefeitura adotou as primeiras medidas preventivas e de segurança, com suspensão das aulas nas redes pública e particular e o fechamento do comércio, tendo sido reaberto gradativamente.

O coordenador aponta que tanto o comércio, que vem fazendo sua parte na realização das medidas preventivas, quanto à população não pode descuidar, embora haja estabilização dos casos, o vírus ainda circula na cidade. “O comerciante tem feito a parte dele, mas a população nem tanto. Estão deixando a desejar no uso das máscaras. A doença ainda existe, está circulando na cidade. A gente precisa continuar tomando todos os cuidados, usando as máscaras, higienizando as mãos, cuidando dos nossos idosos”, alerta Daniel. (Da Redação, com Ascom PMM)

Mais

Sefa apreende máquina agrícola e bebidas em Marabá

Sefa apreende máquina agrícola e bebidas em Marabá

A unidade de controle de mercadorias em trânsito de Carajás, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), em Marabá, sudeste…
Carreata marca luta contra abuso e exploração sexual de menores em Marabá

Carreata marca luta contra abuso e exploração sexual de menores em Marabá

Dia 18 de maio de 1963 um crime bárbaro chocou o Brasil. Araceli Cabrera Sanches, de apenas oito anos de…
Venda de consórcios dispara em Marabá

Venda de consórcios dispara em Marabá

A venda de consórcios registrou um forte crescimento em 2020, e segue em ritmo acelerado nos primeiros meses de 2021,…
Mais de 700 famílias já estão cadastradas para regularização

Mais de 700 famílias já estão cadastradas para regularização

Segue em ritmo intenso e, mesmo assim, com os cuidados de praxe devido à pandemia, o trabalho de cadastramento de…
Grave colisão entre caminhões causa morte e bloqueia pista

Grave colisão entre caminhões causa morte e bloqueia pista

Pelo menos uma pessoa morreu numa colisão entre dois caminhões na tarde desta segunda-feira (17) na BR-155, entre a sede…
Prefeitura libera segunda parcela do Renda Emergencial

Prefeitura libera segunda parcela do Renda Emergencial

  A Prefeitura Municipal de Curionópolis, inicia nesta terça-feira, 18 de maio, o pagamento da segunda parcela do Programa Renda…