Correio de Carajás

Covid-19: Regularização do CPF causa aglomerações na Receita Federal de Marabá

Na entrada do shopping, um aglomerado de pessoas para serem atendidas na Receita Federal / Fotos: Josseli Carvalho
Na entrada do shopping, um aglomerado de pessoas para serem atendidas na Receita Federal / Fotos: Josseli Carvalho
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A corrida dos trabalhadores informais em busca do auxílio emergencial de R$ 600,00 do Governo Federal continua em Marabá, onde na manhã desta segunda-feira, 13, foi marcada por um aglomerado de pessoas em uma fila para tentar um atendimento na Receita Federal, localizada em um shopping da cidade, na rotatória da Verdes Mares.

O motivo do atendimento era a busca pela regularização do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), que é necessário para ter direito a receber o auxílio.

Logo na entrada do shopping, há um banner com instruções para a regularização do documento via site e e-mail, por conta da pandemia do coronavírus, com objetivo de evitar que as pessoas precisem ir ao órgão. No entanto, as instruções parecem ser ignoradas, tendo em vista a grande fila que se formou no local, saindo até mesmo de dentro do shopping.

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Joeli Barros estava desde quinta-feira, 9, tentando regularizar seu CPF para conseguir concluir o cadastro no aplicativo Caixa – Auxílio Emergencial, desenvolvido para o recebimento do benefício, e tentou ir até a Receita Federal para ser atendido. “Acho que eles poderiam auxiliar as pessoas para que fiquem um pouco mais distantes uma das outras. A gente sabe que o risco de contrair o vírus é grande, os veículos de comunicação não mentem, então todo cuidado é pouco”, disse Joeli.

Desde a quinta-feira, 9, Joeli tanta regularizar seu CPF mas não consegue

Para Lara Franco, que estava passando pelo shopping na manhã desta segunda, a aglomeração é errada, já que existe um meio virtual para ser atendido disponibilizado pela Receita Federal. “Mesmo com Marabá tendo ainda poucos casos confirmados e nenhuma morte, acho que as pessoas deveriam tomar consciência de que é errada essa aglomeração. A internet está aí para nos auxiliar e justamente evitarmos essas situações”, comentou Lara.

Lara avalia que as pessoas deveriam dar preferência ao atendimento on-line que a Receita Federal oferece

ATENDIMENTO ON-LINE

Segundo as instruções do banner da Receita Federal, a consulta para saber se o CPF está regularizado pode ser feita no link do Comprovante de Situação Cadastral no CPF. Se ele estiver irregular, a orientação é que o procedimento para normalizá-lo seja feito por meio do preenchimento do Formulário Eletrônico.

No banner, há informações de como o atendimento on-line deve ser realizado

Caso ainda assim o cidadão não consiga concluir seu serviço, a última opção é o atendimento via e-mail, onde deve ser enviado um documento de identificação, título de eleitor (para maiores de 18 anos), comprovante de endereço atualizado, e uma fotografia segurando o documento de identificação em estilo selfie, valendo lembrar que é importante que o documento esteja visível tanto na frente quanto no verso. (Zeus Bandeira e Josseli Carvalho)

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