Correio de Carajás

Covid-19: Regularização do CPF causa aglomerações na Receita Federal de Marabá

Na entrada do shopping, um aglomerado de pessoas para serem atendidas na Receita Federal / Fotos: Josseli Carvalho
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
3 Visualizações

A corrida dos trabalhadores informais em busca do auxílio emergencial de R$ 600,00 do Governo Federal continua em Marabá, onde na manhã desta segunda-feira, 13, foi marcada por um aglomerado de pessoas em uma fila para tentar um atendimento na Receita Federal, localizada em um shopping da cidade, na rotatória da Verdes Mares.

O motivo do atendimento era a busca pela regularização do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), que é necessário para ter direito a receber o auxílio.

Logo na entrada do shopping, há um banner com instruções para a regularização do documento via site e e-mail, por conta da pandemia do coronavírus, com objetivo de evitar que as pessoas precisem ir ao órgão. No entanto, as instruções parecem ser ignoradas, tendo em vista a grande fila que se formou no local, saindo até mesmo de dentro do shopping.

Leia mais:

Joeli Barros estava desde quinta-feira, 9, tentando regularizar seu CPF para conseguir concluir o cadastro no aplicativo Caixa – Auxílio Emergencial, desenvolvido para o recebimento do benefício, e tentou ir até a Receita Federal para ser atendido. “Acho que eles poderiam auxiliar as pessoas para que fiquem um pouco mais distantes uma das outras. A gente sabe que o risco de contrair o vírus é grande, os veículos de comunicação não mentem, então todo cuidado é pouco”, disse Joeli.

Desde a quinta-feira, 9, Joeli tanta regularizar seu CPF mas não consegue

Para Lara Franco, que estava passando pelo shopping na manhã desta segunda, a aglomeração é errada, já que existe um meio virtual para ser atendido disponibilizado pela Receita Federal. “Mesmo com Marabá tendo ainda poucos casos confirmados e nenhuma morte, acho que as pessoas deveriam tomar consciência de que é errada essa aglomeração. A internet está aí para nos auxiliar e justamente evitarmos essas situações”, comentou Lara.

Lara avalia que as pessoas deveriam dar preferência ao atendimento on-line que a Receita Federal oferece

ATENDIMENTO ON-LINE

Segundo as instruções do banner da Receita Federal, a consulta para saber se o CPF está regularizado pode ser feita no link do Comprovante de Situação Cadastral no CPF. Se ele estiver irregular, a orientação é que o procedimento para normalizá-lo seja feito por meio do preenchimento do Formulário Eletrônico.

No banner, há informações de como o atendimento on-line deve ser realizado

Caso ainda assim o cidadão não consiga concluir seu serviço, a última opção é o atendimento via e-mail, onde deve ser enviado um documento de identificação, título de eleitor (para maiores de 18 anos), comprovante de endereço atualizado, e uma fotografia segurando o documento de identificação em estilo selfie, valendo lembrar que é importante que o documento esteja visível tanto na frente quanto no verso. (Zeus Bandeira e Josseli Carvalho)

Comentários

Mais

Brasil deve receber mais de 842 mil doses da vacina da Pfizer em junho

Brasil deve receber mais de 842 mil doses da vacina da Pfizer em junho

O Brasil vai receber 842.400 doses da vacina da farmacêutica Pfizer/BioNTech contra a covid-19. A informação foi dada pelos coordenadores…
Fórum discute desafios à garantia de direitos da pessoa idosa

Fórum discute desafios à garantia de direitos da pessoa idosa

Teve início hoje (13) o 1º Fórum Nacional da Pessoa Idosa. O evento, organizado pelo Ministério da Mulher, Família e…
Psicóloga orienta pais a ouvirem e validarem queixas dos filhos

Psicóloga orienta pais a ouvirem e validarem queixas dos filhos

Depois de todo o país se chocar com a morte do menino Henry, de 4 anos, no Rio de Janeiro,…
Sexta edição do FIA Cinefront estreia em plataforma de streaming nesta quinta

Sexta edição do FIA Cinefront estreia em plataforma de streaming nesta quinta

Com exibição em plataforma de streaming própria, a abertura oficial do 6º Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira, o…
Filhote de onça preta é resgatado em Novo Progresso

Filhote de onça preta é resgatado em Novo Progresso

Moradores de Novo Progresso, sudoeste do Pará, resgataram um filhote de onça preta. De acordo com testemunhas, o animal estava…
Inflação acelera para todas as faixas de renda em março, diz Ipea

Inflação acelera para todas as faixas de renda em março, diz Ipea

Pelo segundo mês consecutivo, o Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda registrou, em março, alta da taxa para…