A corrida dos trabalhadores informais em busca do auxílio emergencial de R$ 600,00 do Governo Federal continua em Marabá, onde na manhã desta segunda-feira, 13, foi marcada por um aglomerado de pessoas em uma fila para tentar um atendimento na Receita Federal, localizada em um shopping da cidade, na rotatória da Verdes Mares.
O motivo do atendimento era a busca pela regularização do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), que é necessário para ter direito a receber o auxílio.
Logo na entrada do shopping, há um banner com instruções para a regularização do documento via site e e-mail, por conta da pandemia do coronavírus, com objetivo de evitar que as pessoas precisem ir ao órgão. No entanto, as instruções parecem ser ignoradas, tendo em vista a grande fila que se formou no local, saindo até mesmo de dentro do shopping.
Leia mais:Joeli Barros estava desde quinta-feira, 9, tentando regularizar seu CPF para conseguir concluir o cadastro no aplicativo Caixa – Auxílio Emergencial, desenvolvido para o recebimento do benefício, e tentou ir até a Receita Federal para ser atendido. “Acho que eles poderiam auxiliar as pessoas para que fiquem um pouco mais distantes uma das outras. A gente sabe que o risco de contrair o vírus é grande, os veículos de comunicação não mentem, então todo cuidado é pouco”, disse Joeli.
Para Lara Franco, que estava passando pelo shopping na manhã desta segunda, a aglomeração é errada, já que existe um meio virtual para ser atendido disponibilizado pela Receita Federal. “Mesmo com Marabá tendo ainda poucos casos confirmados e nenhuma morte, acho que as pessoas deveriam tomar consciência de que é errada essa aglomeração. A internet está aí para nos auxiliar e justamente evitarmos essas situações”, comentou Lara.
ATENDIMENTO ON-LINE
Segundo as instruções do banner da Receita Federal, a consulta para saber se o CPF está regularizado pode ser feita no link do Comprovante de Situação Cadastral no CPF. Se ele estiver irregular, a orientação é que o procedimento para normalizá-lo seja feito por meio do preenchimento do Formulário Eletrônico.
Caso ainda assim o cidadão não consiga concluir seu serviço, a última opção é o atendimento via e-mail, onde deve ser enviado um documento de identificação, título de eleitor (para maiores de 18 anos), comprovante de endereço atualizado, e uma fotografia segurando o documento de identificação em estilo selfie, valendo lembrar que é importante que o documento esteja visível tanto na frente quanto no verso. (Zeus Bandeira e Josseli Carvalho)