Correio de Carajás

Covid-19: 14 mil pessoas acima dos 35 anos são vacinadas no final de semana

Foto: Paulo Sérgio

Neste final de semana (26 e 27), o município de Marabá iniciou a vacinação contra a covid-19 da primeira dose em pessoas acima dos 35 anos. A vacinação foi realizada no Carajás Centro de Convenções, na Nova Marabá, e no campus da UEPA (Universidade do Estado do Pará), no bairro do Amapá.

A mudança de faixa etária de 40 anos ou mais para a partir de 35 anos se deu por conta da baixa demanda no sábado pela manhã, em que até às 10 horas haviam sido vacinados apenas duas mil pessoas, portanto a alteração foi para agilizar o processo.

A vacinação aconteceu de forma rápida e organizada nos dois dias de mutirão, com início da imunização às seis horas da manhã, nos dois dias, contemplando as pessoas que já estavam no local aguardando pela vacina. Houve elevada procura, a partir da alteração de faixa etária para 35 anos ou mais. No domingo, os portões dos dois locais de vacinação foram fechados às 16h20, já que em cada um dos locais haviam mais de 500 pessoas internamente, portanto com as doses destinadas para esse público. Neste final de semana, foram mais de 14 mil vacinados, totalizando 64 mil pessoas vacinadas com a primeira dose e 19.668 com a primeira e segunda doses.

Leia mais:

“Quero em primeiro lugar agradecer pelo sucesso desses dois mutirões de vacinação, realizados nos últimos dois dias finais de semana, totalizando mais de 20 mil doses, o que é um avanço muito grande para o nosso município. A partir do momento que chegarem mais doses para Marabá avançaremos ainda, reduzindo a faixa etária”, destacou o secretário de Saúde Valmir Moura.

Valmir Moura, Secretário de Saúde/ Foto: Paulo Sérgio
Valmir Moura, Secretário de Saúde/ Foto: Paulo Sérgio

Repercussão

Entre as pessoas que procuraram o Centro de Convenções para se vacinar está o comerciante Anderson Milton, morador do Residencial Tiradentes, no bairro de São Félix. “É super importante esse momento para todos nós, as notícias que temos são ruins, praticamente todos os dias, e enquanto tivermos oportunidade de nos proteger e proteger nossa família que façamos isso, vacine”, disse.

Comerciante Anderson Milton/ Foto: Paulo Sergio
Foto: Paulo Sérgio

Suzyane Favacho também não perdeu tempo. “Não podemos deixar para depois, temos que aproveitar o momento e acredito que logo todos nós vamos ser vacinados e vamos vencer esse momento tão difícil”, reitera.

Foto: Paulo Sérgio
Foto: Paulo Sérgio

Cronogramas

A Secretaria de Saúde está em planejamento para reiniciar o cronograma de aplicação de 2ª dose anticovid e aguarda a chegada de novas remessas para divulgar um novo cronograma para 1ª dose.

“Queremos agradecer todas as parcerias que estamos tendo para fazer esse trabalho, Governo do Estado, Governo Federal, comerciante e principalmente o cidadão de Marabá que sabe da necessidade da vacinação para podermos sairmos dessa pandemia e continuar nossas vidas normalmente”, disse Walmor Costa, Chefe de Gabinete da Prefeitura de Marabá. (Ascom PMM)

Walmor Costa, chefe de gabinete/ Paulo Sérgio
Walmor Costa, chefe de gabinete/ Paulo Sérgio