Durante esta semana, como que em um efeito cascata, cerca de 30 entidades – públicas e privadas – anunciaram paralisação total ou parcial de suas atividades como forma de ajudar a prevenir os efeitos devastadores do coronavírus na comunidade local. Algumas empresas estabeleceram home office para seus funcionários e a grande maioria das escolas públicas e privadas também suspendeu as aulas.
A Prefeitura e a Câmara Municipal tomaram as medidas mais radicais primeiro. As aulas foram suspensas para 53 mil alunos da educação ao ensino fundamental e o Poder Legislativo parou as sessões e suspendeu a realização do concurso público, que tem cerca de 12 mil candidatos inscritos.
Quanto ao ensino superior, Unifesspa, UEPA, IFPA, Faculdade Carajás, entre outras, foram no mesmo caminho e suspenderam as atividades.
Leia mais:Os eventos culturais relativos ao aniversário de Marabá também foram desmarcados no primeiro momento, mas poderão ser realizados no futuro, caso a situação não se agrave tanto por aqui.
Abaixo, mostramos a geografia das paralisações no mapa da cidade de Marabá. Veja a relação das principais entidades que paralisaram os serviços total ou parcialmente: Prefeitura Municipal de Marabá, Câmara Municipal, Unifesspa, Uepa, IFPA, 4ª URE (ensino médio nas escolas estaduais, Faculdade Carajás, UNIP, Uninter, Unisa, Unama, Grupo Futuro Educacional, Facimpa, Faculdade Pitágoras, Rede de academias Selfit (Shopping), Colégio Adventista de Marabá, Colégio Alvorada, Colégio Monte Castelo e Fundação Casa da Cultura de Marabá. (Ulisses Pompeu)