Correio de Carajás

Igrejas em Marabá planejam cultos online em meio à pandemia

Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), algumas igrejas estão começando a mudar a rotina em Marabá. Para evitar as aglomerações, que favorecem o contágio da doença, algumas denominações religiosas optaram em fazer transmissões on-line dos cultos, ao invés de manter as celebrações com centenas de pessoas reunidas no mesmo local.

Liderada pelo pastor Sales Batista, a Assembleia de Deus Missão reúne em torno de 15 mil fiéis, ao que o religioso chama de ‘ovelhas’, em mais de 130 templos espalhados pela cidade. De acordo com ele, caso o coronavírus comece a ser percebido na cidade, a opção será transmitir os cultos via redes sociais.

Ao telefone, Sales Batista diz que repassou orientação para todos os pastores da Assembleia de Deus Missão

“Já estamos nos programando para transmitir a Palavra de Deus pelo meio digital. Contamos com os meios necessários para isso e é uma medida que pode ser executada caso vejamos a real necessidade de suspender os cultos presenciais”, argumenta.

Leia mais:

Mesmo com o plano da cúpula da Assembleia de Deus Missão em transmitir pelo Facebook e outras plataformas, os cultos continuarão acontecendo até que o vírus chegue a Marabá. Enquanto isso, o pastor explica que algumas orientações estão sendo passadas aos líderes locais no sentido de indicar aos fiéis os cuidados que devem tomar com a doença.

“Tivemos uma espécie de seminário no Templo Cidade Nova, em frente à Praça da Bíblia, com dois médicos especialistas em saúde nesta terça-feira. Eles orientaram os nossos pastores dos bairros, obreiros, missionários e as próprias ovelhas (membros) nos métodos profiláticos (prevenção à doença) mais recomendados pelo Ministério da Saúde”, relata.

Sobre o decreto publicado pelo Governo do Estado na segunda-feira (16), Sales esclarece que a denominação possui apenas dois templos capazes de comportar mais de 500 pessoas (número limite posto pela determinação) em Marabá, sendo um na Cidade Nova e outro na Folha 33 (Centro de Eventos).

Dom Vital determinou aos padres paroquiais que realizem mudanças durante as celebrações

MÃOS PARA O ALTO

A Diocese de Marabá, através do bispo Dom Vital Corbellini, também informou à Reportagem do Portal que as missas da Igreja Católica no município continuarão acontecendo, mas que poderá assumir outras atitudes se a situação piorar. Ele determinou aos padres que atuam nas paróquias de toda a cidade que realizem mudanças durantes as celebrações.

Provisoriamente, o tradicional “abraço da paz” não deve ocorrer por conta do possível risco de contágio da doença. Também com o objetivo de diminuir o contato entre os fiéis, a oração do Pai Nosso não deve ser rezada de mãos dadas. A recomendação é que seja feita com as mãos para o alto.

Uma outra orientação é que, no momento da comunhão, as hóstias sejam entregues nas mãos dos fiéis, e não diretamente na boca, como é o costume em muitas paróquias. As medidas visam a segurança dos membros e devem valer por tempo indeterminado, até que não haja mais ameaça de contágio pelo vírus.

ADVENTISTA CANCELA EVENTOS

Em nota enviada à Reportagem do CORREIO no fim da tarde desta quarta-feira (18), a Associação Sul do Pará (Aspa), responsável pela administração da Igreja Adventista do Sétimo Dia na cidade e em toda a região, confirmou que os cultos da denominação serão suspensos por tempo indeterminado.

“Diante da situação mundial referente à pandemia do Coronavírus (Covid-19), a Associação Sul do Pará da Igreja Adventista do Sétimo Dia informa a suspensão das atividades presenciais em seus templos até que a situação seja normalizada”, diz trecho do documento.

Os cultos presenciais deixarão de ser realizados nos templos, ficando a atividade congregacional dos fiéis restrita a ‘pequenos grupos’ e ‘unidades de ação’, desde que não ultrapassem os 50 participantes. Isso tudo deve ocorrer em conformidade com as recomendações das autoridades sanitárias.

A adoração através dos dízimos e ofertas será executada através de transferências bancárias e do aplicativo “7me” (desenvolvido pela própria igreja), tendo em vista o risco de contaminação pelas cédulas. “Este é o momento de manter a fé e adorar a Deus da maneira que é cabível”, narra a nota.

Além disso, uma série de eventos que aconteceriam nos próximos dias também foram cancelados, suspensos ou adiados, podendo ser remarcados para outra data em um tempo futuro. São eles: “Dia Mundial do Jovem Adventista” (cancelado), “Follow-me” (cancelado), “Congresso do Ministério da Mulher” (adiado), “RCC” (adiado), “EJC” (adiado) e “Aventuri Online” (adiado).

Os adventistas têm uma rede de televisão nacional, a “TV Novo Tempo”, que deverá transmitir os cultos e programações especiais aos sábados, dia sagrado e o que mais atrai membros às programações semanais.

Outras igrejas que reúnem número considerável de fiéis na cidade, tais como Assembleia de Deus Ministério Madureira, Igreja Batista Bíblica, Igreja do Evangelho Quadrangular e Sara Nossa Terra foram procuradas pelo veículo de comunicação, mas não deram retorno até o fechamento desta matéria. (Da Redação)