A Associação Nacional de Jornais decidiu dividir o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa de 2021 entre duas iniciativas de cooperação entre empresas jornalísticas no enfrentamento da pandemia de covid-19 no Brasil: o Consórcio de Veículos de Imprensa e o Projeto Comprova.
Este último é formado por 33 veículos — dentre eles o Correio de Carajás — que atuam na checagem de fatos para o combate à desinformação. São dezenas de jornalistas de diferentes regiões do país que trabalham para descobrir e investigar informações enganosas, inventadas e deliberadamente falsas sobre políticas públicas, processo eleitoral e a pandemia compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens.
Para o editor-chefe do Comprova, Sérgio Lüdtke, o prêmio é um reconhecimento da importância do trabalho colaborativo no jornalismo brasileiro e mostra que um propósito comum em favor da informação de qualidade está acima de qualquer concorrência. “É também uma homenagem a todas e todos jornalistas que estão dedicados à checagem e verificação de conteúdos suspeitos que circulam nas redes sociais”, afirma.
Leia mais:O Correio de Carajás passou a integrar o projeto em 2020, por meio dos jornalistas Ulisses Pompeu, como líder de projeto, e Luciana Marschall, que atua em verificações. Para ela, a participação é gratificante pela possibilidade de ver o Portal atuar de forma mais ampla no combate à desinformação e pela oportunidade de trocar experiências e aprender junto a jornalistas experientes de outros veículos.
A outra iniciativa premiada, o Consórcio de Veículos de Imprensa, foi formado para reunir e divulgar dados confiáveis a respeito da pandemia no país quando se percebeu não serem confiáveis as informações oficiais do governo federal. A iniciativa é de seis veículos: O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, Extra, UOL e G1.
O presidente da ANJ, Marcelo Rech, declarou que a divisão do prêmio é um reconhecimento de que as empresas jornalísticas e seus profissionais estão cumprindo com eficiência a missão de informar o que interessa aos cidadãos. O prêmio será entregue a representantes das duas iniciativas no dia 1º de dezembro.