Correio de Carajás

Corpo de idoso que caiu da ponte sobre Rio Itacaiunas é encontrado

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O corpo do aposentado José Ribeiro de Cristo, de 64 anos, finalmente foi encontrado e resgatado do Rio Itacaiúnas, mais de 24 horas depois da queda dele da ponte que dá acesso ao complexo Cidade Nova. E o corpo estava relativamente próximo do local da queda, ainda no mesmo rio, bem em frente ao residencial de casas populares do Bairro Francisco Coelho.

Populares, inclusive teriam ajudado os militares do Corpo de Bombeiros, que vinham promovendo varredura nas duas margens do rio. Assim que o corpo foi avistado no meio da tarde deste sábado, os militares o colocaram dentro do barco e requisitaram o apoio da Polícia e do CPC Renato Chaves, sob curiosidade de dezenas de olhares de moradores do trecho.

“Houve uma informação dos populares próximo da obra que está sendo feita na orla e esta informação levou a equipe a encontrar o corpo. Ele tinha afundado, depois boiou novamente e os bombeiros, então, conseguiram resgatá-lo da água”, disse ao Correio, no final da tarde, o major BM Galúcio, sub-comandante dos bombeiros em Marabá.

Leia mais:

Teve imensa repercussão, na sexta-feira (22), a queda do idoso da ponte sobre o Rio Itacaiúnas e, desde então, inclusive, um enorme debate nas redes sociais, com muita gente teorizando que ele possa ter se jogado deliberadamente, escolhendo o destino que teve.

AFOGAMENTO

O portal Correio conseguiu apurar junto a fonte do Instituto Médico Legal que a causa da morte do idoso foi realmente afogamento. Sua situação física, com idade avançada, peso e pouca atividade física são fatores que podem ter favorecido esse afogamento. (Zeus Bandeira)

Saiba o que aconteceu:

Idoso ‘brinca’ no beiral da ponte, cai e some no Rio Itacaiúnas

As buscas duraram toda a tarde de sexta-feira (22), ao senhor José Ribeiro de Cristo, de 64 anos, turista que estava, a princípio, sendo filmado e fotografado sobre a ponte, mas acabou despencando e sumindo nas águas. O momento exato em que ele se desequilibrou e caiu foi filmado com o próprio celular da vítima, que estava nas mãos da sobrinha dele e que foi testemunha ocular do ocorrido. José se colocou na situação arriscada ao transpor o guarda-corpo da ponte e ainda brincou sobre a possibilidade de cair. Segundos depois foi o que realmente aconteceu.

Na filmagem, é possível ouvir quando Nailda dos Santos, de 50 anos, sobrinha de José, ainda o adverte sobre o perigo em que estava se colocando, mas ao sentir segurança nele, ela exalta o feito da posição em que ele estava pendurado, com o corpo para fora da ponte. De repente, José se desequilibra, Nailda joga o telefone ao chão e tenta segurá-lo, sem sucesso. Desesperada, ela grita por socorro e logo chega um outro homem que tenta avistar o idoso na água.

José é natural de Rio Branco do Sul (PR), aposentado, e está em Marabá a pretexto de comprar uma casa para onde se mudaria. Mas diante da recusa da esposa em vir com ele, já havia desistido da ideia e estava a caminho do aeroporto João Rocha, justamente para verificar a compra de uma passagem.

Ao passar pela ponte com a sobrinha, conduzidos em um veículo Uber, ele pediu ao motorista que parasse para que fizesse umas fotos, maravilhado com o Rio Itacaiúnas. Foi José quem ligou a câmera e entregou na mão de Nailda, pedindo que ela o filmasse. De repente, o homem tomou a atitude inadvertida que decretou o seu destino.

A Reportagem do CORREIO chegou ao local em poucos minutos e ouviu o relado da própria testemunha ocular que defende que o tio não morreu na queda, pois o viu ainda nada por alguns metros, antes de submergir e não mais ser visto. As buscas continuam. (Reportagem: Evangelista Rocha / Texto: da Redação)

Fotos: Evangelista Rocha

Comentários

Mais

Dona de casa é atropelada em bicicleta e morre em Tailândia

Dona de casa é atropelada em bicicleta e morre em Tailândia

A Polícia Civil de Tailândia investiga um acidente de trânsito que resultou na morte da dona de casa Maria Ramos.…
Um morto e um ferido no Vale do Sol

Um morto e um ferido no Vale do Sol

Dois homens foram vitimados, e um deles não resistiu aos tiros e morreu. Os acusados são dois homens que estavam…
Acidente deixa motociclista morto e carona ferido

Acidente deixa motociclista morto e carona ferido

Um acidente envolvendo um caminhão e uma moto vitimou Jefferson Azevedo, de 32 anos, na madrugada desta quarta-feira (22) na…
Chacina de Parauapebas: preso chegará ao município nesta quarta

Chacina de Parauapebas: preso chegará ao município nesta quarta

Deve chegar ao município de Parauapebas nesta quarta-feira (22) Marcone de Jesus da Silva, suspeito de envolvimento na chacina que…
PRF apreende 32,9m³ de madeira transportada ilegalmente

PRF apreende 32,9m³ de madeira transportada ilegalmente

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu um caminhão no Km 906 da BR-230 que transportava oito toras com cerca de 32,9…
Marido denuncia a companheira por arma escondida em colchão

Marido denuncia a companheira por arma escondida em colchão

Uma arma de uso exclusivo da Polícia Militar do Pará foi encontrada escondida num colchão. O caso ocorreu nesta terça-feira,…