O tenente-coronel Catuaba, comandante do Corpo de Bombeiros Militares de Parauapebas, conversou com o Correio de Carajás e deu detalhes sobre a atuação das guarnições no combate ao incêndio no acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na noite deste sábado (9).
A ocorrência foi registrada às 20 horas e, a princípio, tratava-se de um incêndio em residência. No entanto, os bombeiros foram surpreendidos ao chegarem no local, já que as proporções eram maiores do que o esperado. Ainda assim, a guarnição tinha um número suficiente de homens para atender à ocorrência, destacou o comandante.
“A maioria das vítimas foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (SAMU), mas infelizmente algumas acabaram morrendo no local”, lamentou Catuaba. “O Corpo de Bombeiros, de uma forma eficiente e rápida, fez o combate com o apoio da comunidade”, destacou.
Leia mais:O comandante ressaltou a importância da atuação da comunidade no combate ao incêndio. “Os moradores fizeram o isolamento do local, retirando materiais inflamáveis do local, o que acabou segurando o fogo”, afirmou. “Isso acabou concentrando as chamas em uma área e não houve o alastramento das chamas para as outras residências”.
APOIO DO ESTADO
Catuaba também informou à reportagem que o governador do Estado, Helder Barbalho (MDB), prestará apoio à população por meio da Defesa Civil do Estado, que virá com o comandante do órgão junto a uma equipe de psicólogos, que estará presente durante o funeral e dando suporte à comunidade de Palmares. (Clein Ferreira – com informações de Ronaldo Modesto)