Foi identificado como sendo o garimpeiro Gilmar Pereira a pessoa encontrada carbonizada dentro de um carro, que foi completamente consumido pelo fogo na Rodovia BR-153, entre as cidades de Wanderlândia e Xambioá (TO), no norte do Estado do Tocantins.
O corpo, que foi encontrado no último domingo, 2, foi reconhecido pelos familiares através das roupas e do carro. O garimpeiro teria ido ao Tocantins cobrar uma dívida de R$ 20 mil de outro garimpeiro.
O carro da vítima era um Fiat Pálio, de cor branca e placas QDY-3550 – Parauapebas (PA). Segundo os familiares, Gilmar é natural do Estado do Tocantins, mas atualmente morava em Parauapebas.
Leia mais:A família suspeita que ele tenha sido executado e queimado junto com o veículo pela pessoa que o devia, cujo nome não foi divulgado. Os restos mortais foram encaminhados ainda domingo, 2, para o Instituto Médico Legal de Araguaína, que fica 380 quilômetros de Palmas, capital do Tocantins. O corpo estava no banco de trás do veículo incendiado.
Às proximidades do veículo foram encontrados um boné vermelho e um pedaço de camisa, na cor azul, que possibilitaram à família a fazer a identificação como sendo Gilmar. Análises de DNA, no entanto, estão sendo realizadas para saber se realmente o corpo é do garimpeiro.
A camisa apresentava perfurações, o que leva a polícia acreditar que a vítima foi assassinada antes de ser colocada no veículo e queimada. O velório e enterro da vítima será na cidade de Darcinópolis (TO), onde mora a maioria dos familiares. (Tina Santos)