Correio de Carajás

Sessão homenageia os 60 anos do Hospital Naval

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) homenageou com uma Sessão Solene o Hospital Naval de Belém (HNBe) pela passagem dos seus 60 anos de serviços prestados à população do Pará. A Sessão atendeu ao requerimento da deputada Ana Cunha.

A solenidade foi presidida pela deputada Ana Cunha que destacou a atuação da entidade em todo Estado do Pará. “O Hospital Naval de Belém é um exemplo, tem ajudado a população, desenvolvendo seus serviços, principalmente aos nossos ribeirinhos. Parabéns ao Hospital Naval de Belém, e esta Casa se mantém de portas abertas para atender e colaborar no que for possível ao povo, ao Hospital Naval”, afirmou a parlamentar.

Oficiais e convidados assumiram lugares em plenário na oportunidade

“Com honra e satisfação, agradeço a homenagem vinda desta Casa de Leis, em especial à deputada Ana Cunha. O HNBe, presta assistência médica hospitalar às populações mais carentes do Estado através de navios da Marinha, realizando consultas médicas, exames e contribuindo com medicações, uma vez que, o povo ribeirinho sofre com a ausência de recursos para a compra de medicações”, ressaltou o Comandante de Mar e Guerra, médico, diretor geral do Hospital Naval de Belém, Kleberwal Melo Farias.

Leia mais:

O médico Carlos David Bechara recebeu a homenagem com outro olhar, já que em janeiro de 2019, completará 39 anos de serviços prestados à instituição. “É especial poder participar deste evento, são 39 anos de trabalho em um hospital que é referência para muitos, em especial aos povos mais longínquos desta enorme diversidade geográfica que é o Estado do Pará”, destacou ele.

HISTÓRICO

Criado em 31 de dezembro de 1958 pelo Ministério da Marinha, o hospital é uma organização Militar de Saúde com a missão de contribuir para a eficácia do Sistema de Saúde da Marinha.

O prédio do HNBe foi resultado da modificação, ampliação e reforma que sofreu o primitivo prédio dos Sub-Oficiais e Primeiros-Sargentos do Comando do 4° Distrito Naval, no bairro do Arsenal em Belém.

O hospital é reconhecido pelos serviços prestados aos militares e seus dependentes diretos e indiretos na área médica, odontológica e serviços especializados complementares como fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, serviço social, endoscopia digestiva, serviços de imagens, laboratórios de análises clínicas e vacina. Hoje o hospital possui 40 leitos de enfermaria e sete leitos de UTI, sendo um leito de isolamento.