Correio de Carajás

Conselho Tutelar: Nova eleição ocorre no domingo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Com 25 candidatos disputando as 10 vagas disponíveis para os dois conselhos tutelares existentes em Parauapebas, acontece neste domingo (16) a nova eleição. A primeira, realizada no dia 6 de outubro de 2019, foi anulada por decisão judicial que atendeu Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público do Estado do Pará.

A anulação ocorreu após serem identificadas diversas irregularidades de procedimentos e para Aldo Nonato Lindoso Serra, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (COMDCAP), a “quebra” do processo acabou esfriando um pouco a atual campanha.

“Nossa avaliação, enquanto Conselho, é que há uma diferença entre a primeira, que foi mais pulsante, foi bem divulgada, houve debate entre os candidatos, foi muito produtiva. De fato, acredito que os candidatos também tiveram mais tempo de pensar e executar a campanha. Nesse momento tem movimentação dos candidatos, de materiais, mas de forma mais tímida. Claro que a gente pode se surpreender nas urnas”, avalia.

Leia mais:

Questionado, ele informou que algumas denúncias sobre condutas de candidatos foram repassadas à comissão eleitoral, mas até o momento nada está oficializado e a orientação é que os denunciantes as oficializem conforme edital. “Para podermos, de fato, havendo provocação legal, lidar. Há questões que estamos tratando com o Ministério Público e que serão verificadas, fiscalizadas, para que se for concreto o candidato possa ser impugnado, talvez até antes de chegar ao pleito, mas ainda é tudo extraoficial”, declarou.

ELEITORES

Aldo destaca que em outubro passado cerca de 18 mil eleitores participaram da votação, mas acredita que neste final de semana possa haver uma redução. “Pelo fato de o processo ter sido fragilizado, ter sido anulado, talvez possa reduzir. Tivemos 18 mil eleitores e a gente espera ter de 16 mil a até 18 mil, talvez um pouco menos pela anulação e não ser um voto obrigatório”, acredita.

O presidente acrescentou, ainda, que a comissão aumentou de 50 para 55 urnas, sendo o excedente instalado nos locais de votação que foram mais procurados no primeiro pleito. Para agilizar ainda mais o processo, também foram reduzidos alguns procedimentos dos mesários e elaborado novo comprovante de votação. “É para ser mais rápido, pois a votação é manual, mas sem comprometer a segurança”.

Ainda pensando em um processo mais seguro, o conselheiro destaca que a apuração dos votos não ocorrerá ao final da votação. “Antes a apuração foi realizada no mesmo dia e dessa vez pensamos, para evitar cansaço e consequentemente falhas de procedimentos e descumprimento de edital, em jogarmos a apuração para o dia seguinte. A apuração será no dia 17 e enquanto isso as urnas serão armazenadas no prédio do MP”, finalizou. O prazo para propaganda eleitoral termina nesta sexta-feira (14). (Luciana Marschall)

Mais

DMTU esclarece suposta “casinha” feita por agente de trânsito

DMTU esclarece suposta “casinha” feita por agente de trânsito

Desde o final da noite de quarta-feira (5), o nome do agente de trânsito Etervan Ferreira Sousa está circulando em…
Sespa divulga orientações sanitárias para o Dia das Mães, com base em protocolos sanitários

Sespa divulga orientações sanitárias para o Dia das Mães, com base em protocolos sanitários

Para reduzir os riscos de propagação da Covid-19 durante as celebrações pelo Dia das Mães, a Secretaria de Estado de…
ONU pede investigação imparcial sobre operação no Jacarezinho

ONU pede investigação imparcial sobre operação no Jacarezinho

O Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas (ONU) para Direitos Humanos, com sede em Genebra, na Suíça, pediu hoje…
Covid-19: mortes seguem caindo lentamente, mas casos voltam a subir

Covid-19: mortes seguem caindo lentamente, mas casos voltam a subir

As mortes por covid-19 no Brasil têm apresentado uma leve tendência de queda, segundo dados do Boletim Epidemiológico do Ministério…
Tentativa de furto aos Correios da Folha 33 termina com menor baleado

Tentativa de furto aos Correios da Folha 33 termina com menor baleado

Na semana em que a Polícia Federal desmantelou uma quadrilha que arrombava agências dos Correios do sul, sudeste do Pará…
Novo presidente da Eletrobras defende capitalização da empresa

Novo presidente da Eletrobras defende capitalização da empresa

Em sua cerimônia de posse, o novo presidente da Eletrobras, Rodrigo Limp, disse hoje (7) que vai dar sequência às ações já em implementação previstas no plano estratégico e…