Durante uma abordagem a uma caminhonete, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrou 11kg de herbicidas ilegais dentro do veículo. O motorista não possuía os documentos para transportá-los e foi apresentado na Delegacia da Polícia Federal junto ao produto apreendido. O caso aconteceu em Marabá, nesta terça-feira (2).
Segundo a polícia, havia 44 pacotes de herbicida pesando 250g cada. A peculiaridade desses produtos estava nos rótulos em espanhol, indicando uma possível origem estrangeira. Mais alarmante ainda, segundo os agentes, foi a ausência de registros nos órgãos competentes, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O condutor do veículo não conseguiu fornecer o receituário agronômico e nem a nota fiscal da carga, levantando suspeitas sobre a legalidade do transporte. É relevante dizer que esses produtos apresentam sérios riscos à saúde humana, com potencial para desencadear doenças como câncer, distúrbios neurológicos, má formação fetal e desregulação endócrina.
Leia mais:Os trâmites legais necessários serão realizados para investigar a origem e a finalidade dos agrotóxicos ilegais interceptados. (Thays Araujo, com informação da PRF)