Correio de Carajás

Concurso IBAMA: Edital com 1.888 vagas avança no Planejamento

Emater realiza processo seletivo para contratação de temporários
Foto: reprodução
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O concurso com pedido de vagas para o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Concurso IBAMA) registrou avanços no Ministério do Planejamento na última semana. Na quinta-feira (23), a solicitação de edital com 1.888 postos teve mudança de status na Divisão de Concursos Públicos da Pasta.

No departamento, nível de análise do pedido alterou de geral para público mas, o processo precisa passar, ainda, por setores indispensáveis na liberação de novos certames. Entre eles, estão Secretaria de Orçamento, Secretaria Executiva, Assessoria Jurídica e, por fim, o gabinete do ministro, Esteves Colnago.

Importante frisar que a movimentação refere-se ao novo pedido encaminhado em maio e, assim que autorizado, deve ter portaria publicada em edição do Diário Oficial da União. Até o momento, ainda não data oficial para tais procedimentos ocorram.

Leia mais:

Carência de servidores

O pedido encaminhado neste ano tem número superior de vagas se comparado à solicitação enviada em 2017 – 1.888 contra 1.630. Porém, é importante frisar que o quantitativo não cria novas vagas, mas, repõe o quadro de servidores que passa por grave déficit funcional.

Um dos principais fatores que ocasionaram a carência de pessoal é a aposentadoria de parte dos ativos, além dos pedidos de exoneração. Como as últimas seleções para o órgão já têm cinco e seis anos, não houve novas entradas. Por isso, um novo certame viria para sanar o “buraco” de recursos humanos do Ibama, o que é considerado como urgente.

Com número apertado de servidores, atividades como licenciamento ambiental, fiscalização e unidades de conservação estão sendo afetadas.

As oportunidades solicitadas incluem as carreiras de técnico administrativo (759), analista administrativo (297) e ambiental (832). A primeira exige formação de nível médio com direito à remuneração inicial de R$ 4.408,94 enquanto analistas devem ter graduação completa. A remuneração é de R$ 9.389,84. Os dois valores incluem auxílio-alimentação.

Último Concurso Ibama

As últimas seleções realizadas pelo Instituto aconteceram em 2012 e 2013, ambas sob a organização do Cebraspe. Na primeira, a oferta foi de 300 vagas para técnico administrativo avaliando os candidatos por  meio de provas objetivas e perícia médica.

Os aprovados foram lotados em unidades do Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, DF, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

A seleção seguinte ofertou 61 vagas para analista administrativo com etapas similares à anterior.  Porém, a lotação dos habilitados foi nos estados de Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, DF, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

O que cai na prova do IBAMA?

Habitualmente, os certames para provimento de vagas no Ibama costumam trazer o seguinte conteúdo programático:

  • Monitoramento, Regulação, Controle, Fiscalização e Auditoria: Informática, Raciocínio Lógico, Monitoramento, Regulação, Controle, Fiscalização e Auditoria Ambiental
  • Gestão, Proteção e Controle da Qualidade Ambiental: Língua Inglesa, Gestão de Resíduos Sólidos e Substâncias Perigosas, Proteção da Atmosfera, Poluição Sonora, Remediação Ambiental e Dispersantes Químicos, Noções de Pedologia, Ecotoxicologia, Química Ambiental e Fitossanidade, Segurança Química
  • Licenciamento ambiental: Licenciamento Ambiental Federal, Socioeconomia relacionada ao Licenciamento Ambiental Federal, Infraestrutura e Gestão Ambiental no Licenciamento Ambiental Federal
  • Noções de Informática,
  • Língua Portuguesa
  • Arquivologia, Gestão de Pessoas, Administração, Orçamento, Finanças, Contabilidade Pública e Direito (Administrativo e Constitucional)
  • Ética no Serviço Público
  • Matemática
  • Atualidades

(editalconcursosbrasil)

Comentários

Mais

Prova para praça da Polícia Militar será realizada neste domingo

Prova para praça da Polícia Militar será realizada neste domingo

A prova para o cargo de praça masculino da Polícia Militar do Pará acontecerá neste domingo (6), em Marabá, Redenção,…
Uepa começa a inscrever nesta terça (1º) para 110 vagas em Parauapebas

Uepa começa a inscrever nesta terça (1º) para 110 vagas em Parauapebas

Foram abertas nesta terça-feira (1º) as inscrições para o Processo Seletivo Especial (Prosel) Parauapebas 2021 da Universidade do Estado do…
Uepa abre inscrições para 110 vagas de graduação em Parauapebas

Uepa abre inscrições para 110 vagas de graduação em Parauapebas

A Universidade do Estado do Pará publicou nesta quinta-feira (27) o Processo Seletivo Especial (Prosel) Parauapebas 2021. Foram abertas 40…
Adepará abre Processo Seletivo Simplificado com 65 vagas

Adepará abre Processo Seletivo Simplificado com 65 vagas

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) torna pública a realização de Processo Seletivo Simplificado (PSS) para…
Breu Branco abre 277 vagas temporárias em processo seletivo

Breu Branco abre 277 vagas temporárias em processo seletivo

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) destinado ao preenchimento de 277 vagas temporárias oferecidas pela Prefeitura…
Governo do Estado divulga nova data do concurso público da Polícia Civil do Pará

Governo do Estado divulga nova data do concurso público da Polícia Civil do Pará

Nesta sexta-feira (30) será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) pela Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad)…