Correio de Carajás

Conceição do Araguaia libera ilhas, mas mantém praias interditadas

Conceição do Araguaia liberou a instalação de acampamentos e a circulação de lanchas, voadeiras, motos aquáticas, flutuantes e similares no Rio Araguaia em toda a extensão no município, conforme o Decreto nº 255/2021, publicado nessa quarta-feira (7).

As praias Gaivotas, Verde e do Seresteiro seguem interditadas. O município, localizado na região sul do Pará, na divisa com o Tocantins, é conhecido pelas exuberantes praias e ilhas de água doce.

A flexibilização das medidas de prevenção a covid-19 foi adotada em razão da contenção do aumento do número de casos registrados de infecções no município nos últimos dias, segundo o prefeito Jair Martins (MDB). Ele ressalta que antes do lockdown imposto no mês de junho, Conceição do Araguaia chegou a registrar 58 casos confirmados de covid-19 em um só dia e após o lockdown os números de contágios e óbitos reduziram consideravelmente.

Leia mais:

Segundo o decreto, que prevê a revogação das disposições contrárias contidas nos decretos anteriores, as praias Gaivotas, Seresteiro e Verde, principais pontos turísticos da cidade e que são de mais fácil acesso em frente à orla, continuam interditadas por tempo indeterminado “para evitar maiores aglomerações”, conforme justificou o prefeito Jair Martins. Quem desobedecer estará sujeito a multa e detenção.

O texto estabelece ainda o número máximo de 30 pessoas por acampamento e prevê obrigatoriedade de uso de máscaras de proteção facial e distanciamento social, além de vetar a realização de festas, eventos e quaisquer atividades que possam causar aglomerações. A medida também estende por mais uma hora o funcionamento de bares, lanchonetes, conveniências e similares, que poderão atender até às 2h.

Boletim

Conceição do Araguaia registra 4.098 casos de covid-19 e 79 óbitos provocados pela doença, conforme o boletim divulgado na quarta-feira, pela Secretaria Municipal de Saúde, que informou que nesta quinta-feira (8) serão vacinadas de pessoas de 36 e 37 anos.(Delmiro Silva)