Nesta época do ano, as praias de Conceição do Araguaia são as mais visitadas na região sul do Pará. São mais de 20 praias que se formam na seca do Rio Araguaia, entre os estados do Pará e Tocantins. Por conta do grande movimento na sede do município, Conceição do Araguaia está entre as rotas oficiais do Ministério do Turismo, o que incentiva a economia local e impulsiona o movimento de turistas, que vem aumentando em relação a 2018.
Segundo o secretário Municipal de Turismo, Fausto Barros, ainda não terminou o mês de julho e o município já recebeu mais de 300 mil visitantes. “Vem gente do Tocantins, Goiás, de todo canto do Brasil. Estimamos que já passaram mais de 300 mil pessoas pelo município até agora. Só no primeiro final de semana de julho foram 60 mil. Por isso investimos em estrutura para o turista”, ressaltou.
A Praia da Gaivota, que fica na região central da cidade, é a mais procurada. Até o final de semana haverá programação cultural, além de uma feirinha de artesanato. Este é o período do ano em que os comerciantes mais faturam com a venda de comidas, bebidas e acessórios para o verão. Entre os vendedores, Marly de Almeida se destaca. Ela veio de Araguaína, no Tocantins, e acampou na praia pra aproveitar o movimento ganhar uma renda extra. “Esse é o segundo ano que venho para cá. Apesar de não ter nascido aqui, sou apaixonada por Conceição do Araguaia. Por isso, venho trabalhar e me divertir”, contou.
Leia mais:Tranquilidade – De julho a outubro, as praias da região são perfeitas para banhos relaxantes. O leito do Rio Araguaia está mais baixo neste período e surgem as praias de rio, com águas cristalinas e tranquilas. Nas margens, é a oportunidade de alugar um acampamento, que tem estrutura com barraca de praia bem grande, banheiro, captação de água do próprio rio e até energia elétrica. “Eu aproveitei o mês de julho todo. A vantagem do acampamento é ter um espaço mais tranquilo e reservado para a família. Tomamos banho o dia todo e fazemos nosso almoço. O difícil é ir embora pra casa”, disse Joana Fernandes, que mora em Parauapebas (município do sudeste paraense) e passa férias em Conceição do Araguaia.
Quem aluga acampamento tem que respeitar as leis ambientais, que proíbem jogar lixo na praia. Muitas barracas são de moradores da região, que recebem amigos ou alugam nos finais de semana e na temporada de verão. Segundo Bethânia Lima, funcionária pública, “é trabalhoso e cansativo, mas vale muito a pena. A gente monta isso aqui pra receber familiares e amigos, pra quem mora na cidade e pra quem vem de fora. Tem que ir na Secretaria de Meio Ambiente pedir a licença e seguir as regras”.
Para visitar as praias próximas é só pegar uma lancha na Praia da Gaivota e aproveitar as praias da Ilha do Pão, Ilha do Seresteiro e do Caldeirão. É bom levar tudo para passar o dia. Nenhuma dessas localidades tem barracas com venda de comidas e bebidas. “A gente vem pra cá e fica à vontade, sossegados e tranquilos na praia. Agora, tem que trazer tudo de casa, churrasqueira, rede … “, disse o motorista Silvino da Paz, morador do município.
Desde o início de julho a segurança foi reforçada no município para garantir mais tranquilidade aos visitantes. Na entrada da Praia da Gaivota, agentes da Polícia Rodoviária Estadual orientam os motoristas. A Polícia Militar aumentou o efetivo para 150 homens, todos mobilizadas nas rondas pela sede municipal e regiões próximas.
(Agência Pará)