Correio de Carajás

Comportas do vertedouro da Usina Hidrelétrica Tucuruí são abertas

Cerca de 1mil metros cúbicos de água por segundo estão passando pelo vertedouro/Foto: Denis Aragão
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Quatro comportas (10 a 13) da calha central da Usina Hidrelétrica Tucuruí foram abertas na manhã desta terça-feira (2), com manobra realizada pela equipe técnica do Departamento de Operação da Geração da Eletronorte. Cerca de 1mil metros cúbicos de água por segundo estão passando pelo vertedouro e a manobra abriu em 1 metro cada uma das quatro comportas.

Essa abertura, conforme explica o superintendente de Ativos da Geração, Carlos Roberto Boscaini Júnior,  é necessária para dar vazão à água do Rio Tocantins e estabilizar o nível do lago, evitando que as águas ultrapassem a cota máxima de 74 metros.

Abertura é necessária para dar vazão à água do Rio Tocantins e estabilizar o nível do lago

“Essa fluência é um momento importante para dar balanceamento e controle do nível do reservatório. Desse forma, podemos garantir a segurança e não impactar as comunidades do 12 municípios do entorno, já que liberamos as águas de forma gradual e controlada”, explica Boscaini Júnior.

Leia mais:

Wanderley Pereira dos Santos, gerente do Centro de Operação, observa que novas manobras de abertura serão executadas nos próximos dias. As 23 comportas que formam o vertedouro da Usina Tucuruí podem ser totalmente abertas nas próximas semanas, dependendo do monitoramento do nível do reservatório, que hoje atingiu os 69,69 metros, sendo a cota máxima de 74 metros.

Boletim de Vazões

A Eletronorte divulga o Boletim Informativo de Vazões e Níveis do Rio Tocantins, que tem como objetivo chamar a atenção principalmente dos moradores ribeirinhos a montante e a jusante da Usina Hidrelétrica Tucuruí.

A divulgação da abertura das comportas já está sendo feita para órgãos como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, além dos veículos de imprensa da região,  com a finalidade de orientar as comunidades sobre a situação hidrológica e as elevações de vazão em Tucuruí e Marabá.

A divulgação já está sendo feita para órgãos como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, e os veículos de imprensa da região,  com a finalidade de orientar as comunidades sobre a situação hidrológica e as elevações de vazão em Tucuruí e Marabá. 

Clique aqui e acesse. 

Delciney Nava de Souza, do Núcleo de Comunicação e Responsabilidade Social da Superintendência de Ativos da Geração, explica que os boletins servem também como parâmetro para que a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Pará e as Comissões Municipais de Defesa Civil possam prever ou não enchentes nos municípios a montante e a jusante da barragem de Tucuruí. Assim, os órgãos podem agir com mais eficácia nas ações de prevenção e remoção das famílias vulneráveis à cheia do Rio Tocantins.

(Fonte: Agência Eletronorte)

Comentários

Mais

Caminhão a serviço do Dnit derruba tanque e VP-8 é parcialmente bloqueada

Caminhão a serviço do Dnit derruba tanque e VP-8 é parcialmente bloqueada

Uma das rotatórias da avenida VP-8 da nova Marabá estava parcialmente isolada nesta manhã de domingo (20), bem perto da…
Presidente do Incra exalta reforma agrária

Presidente do Incra exalta reforma agrária

Presidente do Incra exalta reforma agrária Em seu discurso no evento em Marabá, o presidente do Incra, Geraldo Melo Filho,…
Começa hoje a vacinação da  população sem prioridade

Começa hoje a vacinação da população sem prioridade

Um mutirão de dois dias vai marcar o momento tão esperado pelos marabaenses: o início da vacinação contra a covid-19…
Dose extra de vacina é insuficiente para imunizar a população

Dose extra de vacina é insuficiente para imunizar a população

A Secretaria Municipal de Saúde de Canaã dos Carajás recebeu do Governo do Estado 3.140 doses de vacina contra o…
Venezuelanos acampados em praça recebem ‘ultimato’

Venezuelanos acampados em praça recebem ‘ultimato’

A administração pública de Parauapebas trabalha para resolver a situação dos indígenas venezuelanos da etnia Warao, que estão acampados há…
Tião Miranda pede que Bolsonaro ajude a duplicar 3 rodovias em Marabá

Tião Miranda pede que Bolsonaro ajude a duplicar 3 rodovias em Marabá

Logo após a execução do Hino Nacional, no Parque de Exposições, nesta sexta-feira, dia 18, o prefeito de Marabá, Tião…