Correio de Carajás

Comércio se Marabá faz esquenta para Black Friday

A Black Friday – sexta-feira negra – ficou conhecida mundialmente por ser um evento que promove uma série de descontos em produtos de diversas lojas. Tendo seu início nos Estados Unidos, logo após o feriado de Ação de Graças, a última sexta-feira do mês de novembro tem por objetivo ofertar descontos imperdíveis aos consumidores.

No Brasil, a data iniciou em meados de 2010 sendo como uma data que inicia o período de compras para o Natal, atraindo o consumo e aquecendo o comércio com descontos competitivos.

Em Marabá, a equipe do Portal Correio de Carajás foi até uma grande rede de supermercados e no centro comercial da Avenida Antônio Maia, no Núcleo Velha Marabá, para acompanhar o clima pré Black Friday.

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Mesmo com uma movimentação ainda tímida nas ruas do comércio, alguns lojistas estão desde o dia 1º de novembro realizando o “esquenta Black Friday”, que são pequenos (ou grandes) descontos que antecedem o grande dia, que é na próxima sexta-feira, dia 26.

Handerson Cardoso, gerente do setor de eletro do Supermercado Mateus, garante que a expectativa é grande. “A Black Friday é esperada o ano todo pelos consumidores. Durante todo o mês de novembro o grupo realiza descontos para que os clientes possam aproveitar diversas oportunidades”.

O gerente comercial, Handerson Cardoso, afirma que a loja está preparada e abastecida

Sabendo que originalmente o evento ocorre em apenas um dia, algumas lojas fizeram adaptações para angariar mais clientes e ofertar mais tempo para que todos possam aproveitar os descontos. “Aqui a Black Friday será durante três dias, sexta-feira, sábado e domingo. Abriremos às 6 horas da manhã sem hora para fechar. Enquanto tiver mercadoria vamos estar de portas abertas”, garante.

Para a loja de eletrodomésticos, a gerência já solicitou apoio de mais funcionários para dar suporte durante os três dias de super descontos. “Nosso plano é vender R$ 2 milhões nesse final de semana”.

Pelas ruas da Avenida Antônio Maia é possível ver dezenas de lojas com adesivos, balões e som anunciando os descontos imperdíveis para a próxima semana.

Em uma das lojas visitadas pela reportagem, conversamos com Juliana Santos, gerente comercial do Magazine Luíza. Ela afirma que durante esse período a facilidade no pagamento e os descontos que podem chegar a 80% são o grande diferencial para chamar a atenção e atrair o consumidor.

“O cliente quer comprar e levar o produto na hora, e nós estamos preparados pra isso. A loja está abastecida. Estamos apostando nisso para um sucesso ainda maior da Black Friday”, afirma Juliana.

Juliana Santos espera que esse ano a Black Friday seja melhor que ano passado

A gerente garante que o comércio está voltando a ser aquecido, principalmente neste final de ano. Ela afirma que a expectativa para a próxima sexta-feira é que as vendas superem o resultado do ano anterior. “Quero que dobre, que seja melhor que ano passado”, deseja.

Venda digital

Outro fator importante desta Black Friday é que ela poderá ser a mais digital de todos os tempos. Tudo isso por conta da adaptação que o mundo inteiro teve de passar, por conta da pandemia do coronavírus.

Lojas de todo o mundo tiveram que se adaptar às vendas online, assim como os consumidores que passaram a adquirir produtos de dentro de casa.

Ano passado, o comércio físico sentiu a diferença com as vendas online. E ao que tudo indica, esse ano, mesmo com o avanço das vacinas, as pessoas não vão abrir mão dos serviços online, que ganharam a confiança da população, por sua facilidade e comodidade. (Ana Mangas)