O Dia dos Namorados tem movimentado o comércio em Parauapebas nesta sexta-feira (12). Casais apaixonados em busca de presentes ajudam a aquecer a economia após a reabertura das lojas, apesar de parte dos lojistas afirmar que as vendas estão menores do que as do ano passado. Por outro lado, os autônomos aumentam às vendas nesta data.
Rafael Cardoso é gerente de uma loja de roupas e calçados e destaca que as vendas estão acontecendo, porém, em proporções menores do que em anos anteriores. Por conta disso, não há grandes projeções para este ano. “A nossa expectativa é manter o negócio funcionando e os empregos que geramos”, garante o gerente.
Já Waleska Alves comemora o triplo das vendas em relação ao ano anterior. Ela e a mãe fazem doces por encomendas e afirma ter se surpreendido com o aumento do número de pedidos, atribuindo a inovação na variedade dos itens como um dos motivos do sucesso.
Leia mais:A doceira conta que a manhã desta sexta-feira foi exclusiva para a entrega das encomendas. A cesta de café da manhã foi o item mais vendido. Segundo ela, as mulheres são as que mais estão homenageando na data, muitas, de última hora, e tendo que adquirir as unidades restantes do combo da barca de doces, bolos personalizados e a chamada cestas festa, com bebidas alcóolicas.
Desde a terça-feira (9), a Rua do Comércio, no Bairro Rio Verde, iniciou as primeiras vendas para o Dia dos Namorados. A vendedora de uma loja popular sustenta que a procura maior era por porta-retratos na cor vermelha e balões em formato de coração, para incrementar a decoração romântica, com vendas no valor médio de R$50,00 por pessoa.
Os restaurantes em Parauapebas permanecem fechados ao público, devido à pandemia da covid-19. Por isso, Mateus Cirilo conta que a comemoração incluirá o delivery de comida, já que não poderá levar a amada a um jantar romântico fora de casa.
Vendas pela internet
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a projeção é de que as vendas feitas pela internet, entre até esta sexta-feira (12), alcancem até R$ 2,9 bilhões em faturamento este ano. Isso representaria aumento de 18% em relação ao mesmo período do ano passado, com um tíquete médio de R$ 303 e cerca de 9,75 milhões de pedidos. (Theíza Cristhine colaboração Adersen Arantes)