Correio de Carajás

Comdim elege nova composição de entidades civis

Um total de 15 entidades concorreram às sete vagas para representações da sociedade civil organizada na composição do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (Comdim) para o biênio 2022/2023. A eleição aconteceu na manhã desta quarta-feira (3) durante assembleia específica.

Para participarem da eleição, as entidades deveriam realizar inscrição até o dia 15 de outubro, na sede do Condim. Apenas as instituições com candidaturas homologadas participariam da eleição.

Foram eleitas para cadeira no conselho: Instituto Popular Nós do Brejo, Instituto Reviver, Cajum, Comunidade Kolping Santa Paula, Instituto Vida e Esperança, Associação Bairro Araguaia e OAB. Para a suplência: Instituto Viva Feliz, Instituto de Qualificação e Associação da Mulher de Santa Fé.

Leia mais:
Alguns dos representantes das entidades

Segundo a advogada Kellen Servilha, que integrou a Comissão Eleitoral, a eleição tranquila e sem impugnações de entidades. Ela destaca e agradece o grande interesse que levou 15 entidades a se habilitarem, sendo essa a maior concorrência da história do conselho.

Ela explica ao CORREIO que o próximo passo é a publicação do resultado e a homologação. A partir disso, sendo o conselho paritário, caberá ao governo municipal indicar mais sete representantes, devendo eles pertencerem às secretarias de Ação Social, Saúde, Planejamento, Finanças, Agricultura, Educação e à Controladoria Geral.

A posse da nova composição está marcada provisoriamente para o dia 17 de novembro. Até lá, o atual conselho, presidido pela professora Claudia Cilene, segue válido. O novo presidente, obrigatoriamente, virá dos membros da parte do Município, pelo revezamento sempre aplicado. (Da Redação)