Correio de Carajás

Resgatando raízes e tradições, Giro Cultural colore as ruas da Marabá Pioneira nesta sexta

A abertura festiva contou com a participação de grupos dos Divinos e dos Santos Reis da cidade, Boi Marabazim e Lendas Amazônicas/ Foto: Duo Produtora

Com muita música e entusiasmo, o III Giro Cultural no Museu iniciou na manhã desta sexta-feira (26), em Marabá. O evento, realizado na Praça Duque de Caxias, no núcleo pioneiro da cidade, visa principalmente fomentar e consolidar os movimentos culturais locais por meio das raízes e de artistas.

Como de costume, a abertura festiva contou com a participação de grupos dos Divinos e dos Santos Reis da cidade, Boi Marabazim e Lendas Amazônicas. Acompanhados pela Banda Waldemar Henrique, da Fundação Casa da Cultura de Marabá, músicos e membros dos grupos de divindades e reisados se uniram para celebrar de forma encantadora a abertura da terceira edição do evento.

Atualmente como presidente da FCCM, Wânia Gomes pontua que a presença dos Divinos e Santos Reis no evento é significativa por representar uma festividade cultural, religiosa e profundamente enraizada na população local. “Um momento como esse é imprescindível, pois tem o compromisso de promover e fortalecer a herança cultural local, garantindo que as próximas gerações se conectem com a verdadeira história de Marabá, sem hesitações em celebrar as tradições religiosas como os Divinos e os Santos Reis, fundamentais para nossa fé”, afirma.

Leia mais:
A presidente da FCCM, Wânia Gomes, diz que a festividade é um momento único para prestigiar e resgatar as raízes de Marabá/ Foto: Evangelista Rocha

Após as apresentações, os presentes realizaram um desfile pela Avenida Getúlio Vargas, retornando pela Rua 7 de Junho. O evento terminou em frente à Escola Municipal José Mendonça Vergolino, por volta de 10h30.

Para ela, o momento é responsável por sentimentos de nostalgia e memórias afetivas. “A festividade faz parte da minha história e infância, assim como da vida de muitos marabaenses. Foi emocionante ver crianças e jovens resgatando um importante movimento religioso e cultural”, conta.

Participando pela terceira vez consecutiva, Carmina Santos compartilha que é sempre um prazer estar no Giro Cultural. “Meus alunos estão sendo contemplados com a chuva de conhecimento e tradições que englobam essa festividade singular da nossa cidade”, diz a professora.

A professora Carmina Santos esteve na abertura do evento com seus alunos/ Foto: Evangelista Rocha

Ela, que leciona para estudantes da Escola Estadual Plínio Pinheiro, afirma que desde a primeira edição o compromisso de relembrar as tradições do Divino Espírito Santo, enraizadas na história de Marabá, é notável tanto quanto a organização do evento, proporcionado uma experiência positiva para os presentes.

MAIS MÚSICA

Ainda nesta sexta, às 19h, o Giro contará com apresentações musicais gratuitas. A Banda Fruto Sensual e a cantora Liah Soares, natural de São João do Araguaia, estão confirmadas para envolver o público com suas performances.

Além dos artistas, a Orquestra Popular Marabá, formada por alunos e bolsistas da Fundação, também promete um espetáculo emocionante com sua música de cordas. (Thays Araujo, com informações de FCCM)