Correio de Carajás

Comandante dos Bombeiros avalia Círio de Marabá entre 80 a 100 mil fiéis

Número é menor do que o estimado pela Diretoria do Círio, que esperava mais de 200 mil romeiros

A segunda maior celebração de Nossa Senhora de Nazaré no Estado do Pará reuniu neste domingo, 16, em Marabá, em torno de 100 mil fiéis ao longo do trajeto de pouco mais de 7 quilômetros.

Marcado por demonstrações de fé e amor, milhares de pessoas caminharam e acompanharam a procissão no município. Contudo, o número de fiéis em 2022 foi menor do que o esperado pela diretoria do evento, que estimava algo superior a 200 mil pessoas.

Foto: Ulisses Pompeu

De acordo com o comandante do 5º Grupamento de Corpo de Bombeiros, major Felipe Galúcio, o Círio foi muito tranquilo. O tempo também ajudou, o sol não estava forte. Em geral, o Círio costuma ter em torno de 150 mil pessoas. Esse ano percebemos uma diminuição do público, em razão de novos círios que foram criados aqui na região, acredito eu. Mas, já podemos ter uma ideia de 80 a 100 mil pessoas no evento de Marabá”, disse.

Leia mais:
Foto: Ulisses Pompeu

Cerca de 50 homens do Corpo de Bombeiros atuaram ao longo de todo o trajeto.
O Correio de Carajás também conversou com representantes do Departamento Municipal de Trânsito Urbano de Marabá (DMTU) e da Polícia Militar.

Para eles, o Círio aconteceu dentro da normalidade sem nenhuma intercorrência grave. “Foi um Círio tranquilo, rápido, que chegou antes do horário programado. Fizemos um policiamento reforçado, em parceria com os outros órgãos de segurança do município, e tudo ocorreu bem”, finaliza o tenente Costaleti, da PM.

Foto: Evangelista Rocha

Emocionado, o bispo de Marabá, Dom Vital Corbellini, agradeceu a presença de todos os fiéis. “Depois de dois anos de pandemia, ver esse povo aqui no Círio é muito emocionante. Deus seja louvado”, disse, entre lágrimas. (Ana Mangas)