Correio de Carajás

Com workshop, Hospital Regional de Marabá estimula a sustentabilidade

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, finalizou nesta sexta-feira (10), o 2º “Workshop de Sustentabilidade”, que orientou pacientes e colaboradores, sobre práticas que podem reduzir os impactos ambientais.

Realizado nos dias 9 e 10 de junho, mês em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, a iniciativa contou com palestras e ações que estimularam o consumo consciente de papel, água, energia, e o reaproveitamento de materiais para reciclagem.

Promovido pela Comissão de Sustentabilidade da unidade, que pertence ao Governo do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde, o workshop potencializou os projetos ambientais que vêm contribuindo para transformar a instituição em um “Hospital Verde”.

Leia mais:

“O workshop possibilitou que intensificássemos com os colaboradores e usuários, as atividades que realizamos durante o ano em prol da sustentabilidade. Produzimos para esta ação bolsas ecológicas, cadernos de anotações e porta objetos, tudo com material reciclado”, explicou Nayara Christina, membro da Comissão.

Práticas sustentáveis

Entre os projetos ambientais desenvolvidas no Regional de Marabá, destaca-se o “Reuse”, que reaproveita anualmente mais de 900 mil litros de água, que são coletadas das centrais de ar da unidade e utilizadas para irrigação de plantas e limpeza.

Outro projeto que merece destaque no HRSP é o “Descartometrô”, que por meio de pontos de coleta na instituição, recolhe remédios vencidos ou não utilizados que seriam despejados de forma incorreta no meio ambiente, dando assim a destinação adequada.

A instituição também possui uma “Horta Sustentável”, implantada em 2021, que vêm contribuindo para a qualidade e segurança alimentar das refeições produzidas para pacientes e colaboradores.

“Por estarmos situados no coração da Amazônia, a sustentabilidade está no nosso DNA. Sempre buscamos adotar projetos ecológicos que contribuam para reduzir os danos ambientais”, ressaltou Valdemir Girato, diretor Hospitalar do HRSP.

O profissional também destacou que entre 2018 e 2021, o regional recebeu da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, menções honrosas por boas práticas sustentáveis, que vêm garantindo o bem-estar das gerações futuras.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência para mais de 1 milhão de pessoas em 22 municípios.