Correio de Carajás

Com prazo se esgotando, Sesi/Senai promete iniciar prédio em Parauapebas

Desenho das unidades foi apresentado aos vereadores nesta terça

MAIOR DO PARÁ

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Está prevista para o final de julho deste ano a conclusão do processo licitatório para início das obras de instalação de unidades operacionais do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em um terreno de mais de 55 mil metros quadrados doado pela Prefeitura de Parauapebas em área nobre, no Parque dos Carajás, próximo à Câmara Municipal de Vereadores.

A garantia foi dada pelo diretor do Sesi/Senai no município, Carlos Felipe Sassim Francês, na manhã desta terça-feira (27), após ser convocado a responder questionamentos na Sessão Ordinária da Casa de Leis. A convocação ocorreu próxima ao final do prazo de dois anos concedido em lei para que as entidades deem destinação à área e que já havia sido prorrogado.

Aos vereadores, Felipe Francês justificou que a construção não foi possível na primeira doação por falta de recursos. Já na segunda, foram feitas, com recursos próprios, a terraplanagem, a limpeza, o início do cercamento e um poço artesiano.

Leia mais:
Felipe Francês justifica atraso e diz que licitação deve estar encerrada em julho

Essa sequência, afirmou, a construção foi interrompida por uma impossibilidade burocrática de recebimento das verbas oriundas de financiamento pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS). Quando essa barreira foi solucionada, chegou a pandemia do novo coronavírus em 2020 e todas as ações de investimento foram paralisadas pelas entidades.

Agora, sustenta, com recurso já em caixa, está sendo reaberta a licitação. “A gente pretende finalizar até o final de julho para que as obras possam começar pelas instalações do Sesi, primeiramente o prédio de Educação Infantil, para depois passarmos para Fundamental I e II até o Ensino Médio. Em sequência, está programada a construção do Sesi Clube, que é a parte de campo de futebol, quadra esportiva e área de lazer”, explicou.

O cronograma de início e término das obras, entretanto, não está definido e Felipe Francês explica que o processo licitatório define o prazo máximo de construção em até dois anos. Conforme o diretor, a expectativa é de que a unidade seja a maior construída no Estado do Pará.

Em um segundo momento, acrescenta, será feita a construção dos blocos de laboratórios do Senai. O diretor garantiu que a atual unidade, localizada na Rua F, onde há cursos técnicos e qualificações para jovens e adultos, irá continuar aberta e funcionando.

Após a expansão, adianta, a pretensão é triplicar o atendimento, passando de quatro mil matrículas anuais para até 13 mil. Deste número, informa, por volta de 3 mil serão abertas para crianças na faixa etária de 5 a 14 anos.

O diretor aproveitou a oportunidade para solicitar à Prefeitura de Parauapebas que melhore os acessos nas imediações do terreno, cujas ruas podem ser consideradas intrafegáveis. “A gente pede que sejam feitas algumas aberturas para que a gente possa ter acesso e agilizar a visitação das empresas que participarão da licitação para a construção das obras”. (Luciana Marschall)

Mais

Prefeitura de Marabá libera espaços de eventos a partir de segunda

Prefeitura de Marabá libera espaços de eventos a partir de segunda

A partir da próxima segunda-feira (17) os espaços de eventos ficam autorizados a funcionar em Marabá. O decreto nº 196,…
Começa hoje consulta pública sobre mudanças na Nova Marabá

Começa hoje consulta pública sobre mudanças na Nova Marabá

Nesta sexta-feira, dia 14 de maio, inicia a Consulta Pública promovida pela Câmara Municipal de Marabá, para que a população…
Covid-19: Novas etapas da campanha de vacinação iniciam neste fim de semana em Marabá

Covid-19: Novas etapas da campanha de vacinação iniciam neste fim de semana em Marabá

A Secretaria Municipal de Saúde de Marabá informa que, neste final de semana, sábado (15) e domingo (16), ocorrerá uma…
Post usa notícia de 2019 para parabenizar Bolsonaro por acordo Mercosul-UE, mas negociações estão paradas

Post usa notícia de 2019 para parabenizar Bolsonaro por acordo Mercosul-UE, mas negociações estão paradas

Investigado por: Verificado por:    É enganosa uma publicação no Facebook do dia 9 de maio de 2021, em um…
Estado regulariza cerca de 2.500 lotes dos bairros Liberdade e Independência

Estado regulariza cerca de 2.500 lotes dos bairros Liberdade e Independência

A Companhia de Habitação do Estado do Para (Cohab), ligada ao Governo do Estado, está trabalhando de forma célere para…
Filhote de jacaré surge em bueiro aberto na Folha 6

Filhote de jacaré surge em bueiro aberto na Folha 6

Um morador nada comum deu o “ar da graça” e surpreendeu a população da Folha 6. Um filhote de jacaré…