Correio de Carajás

Com mais de 6 mil casos, Marabá, Parauapebas e Tucuruí acumulam 239 mortes por coronavírus

Foto: Reprodução
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

As prefeituras de Marabá, Parauapebas e Tucuruí — municípios com a maior quantidade de mortes e casos na região do 11º Centro Regional de Saúde da Sespa — atualizaram, na noite desta sexta-feira (5), os dados sobre a pandemia do novo coronavírus. Até o momento, são 239 óbitos registrados na somatória, com 6.023 casos confirmados e 2.391 recuperados da covid-19 nestas cidades.

Em Marabá, município de 275.086 habitantes (IBGE/2018), 1.542 foram confirmados com a doença causada pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. 197 destes faleceram até a última atualização do quadro epidemiológico. As últimas vítimas fatais foram três homens com idades de 65 (hipertenso), 76 (cardiopata) e 83 (hipertenso) anos.

Neste sentido, a prefeitura começou a aplicar os testes rápidos em massa por meio de um programa estruturado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que visa a identificar o novo coronavírus na população e, assim, elaborar estratégias de combate ao Sars-CoV-2.

Leia mais:

Parauapebas possui como população 202.882 cidadãos (2018), o equivalente a 73,5% de Marabá. Mesmo com número menor de habitantes, a cidade conta com 3.903 infectados, mais de 150% a mais que a vizinha. Mortos somam 81 na última apuração epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Tucuruí, por seu lado, conta com 112.148 habitantes (IBGE/2018), dado que representa 57,1% de Parauapebas e 41,2% de Marabá. Na quantidade de mortos e confirmados, a diferença chega a ser quase a mesma. A cidade possui 579 casos e 51 óbitos, com taxa de letalidade calculada em 8,8%. 175 se recuperaram da doença e 1.808 são monitorados pela Vigilância Sanitária e pela Atenção Básica.

Via Twitter, a Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) comunicou que o Hospital de Campanha instalado no Carajás Centro de Convenções está atendendo 77 pacientes. Desde a sua inauguração, 173 já foram assistidos e 69 receberam alta.

Em Parauapebas, o Hospital de Campanha “Dr. Carlos Augusto Estorari”, que foi instalado pela prefeitura com aporte da mineradora Vale e é administrado pelo Instituto Acqua, já atendeu 128 pacientes, sendo que 66 receberam alta médica. A taxa média de ocupação do HC é de 62% nos últimos 17 dias.

Foto: Divulgação/CMM

Luto oficial

A Câmara Municipal de Marabá (CMM) decretou luto oficial como homenagem póstuma aos cidadãos que faleceram vítimas da covid-19 na cidade. A medida, apoiada por todos os vereadores, foi anunciada pelo presidente da Casa, Pedro Corrêa Lima.

O decreto da Mesa Diretora estabelece que, como sinal do luto declarado, as bandeiras do Brasil, do Pará e de Marabá permanecerão hasteadas a meio-mastro na sede do Poder Legislativo. Com a medida, ficam proibidas celebrações, comemorações ou festividades nesse período.

Governo do estado intensifica ações de combate ao novo coronavírus

Situação no Pará

O Pará registrou 46 novas mortes por coronavírus em 24 horas nesta sexta-feira (5), e o número total subiu para 3.538 desde o início da pandemia. Ao todo, são 50.960 casos confirmados da doença no estado. O índice de letalidade é de 6,9%.

O mais recente update da Sespa aponta, ainda, 5.902 casos descartados, 130 em análise e 39.177 pacientes que se recuperaram da doença. Isso representa 76,8% do total de infectados. (Vinícius Soares)

Comentários

Mais

Foto de menino que encontrou árvore de Natal em lixão no Maranhão comove e viraliza

Foto de menino que encontrou árvore de Natal em lixão no Maranhão comove e viraliza

Um registro feito pelo fotógrafo João Paulo Guimarães no município de Pinheiro, a 333 km de São Luís, tem chamado…
Conselho mantém teor de biodiesel no óleo diesel em 2022

Conselho mantém teor de biodiesel no óleo diesel em 2022

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou resolução que mantém o teor obrigatório de biodiesel no óleo diesel. O…
Nasa: asteroide maior que Torre Eiffel entrará na órbita da Terra este mês

Nasa: asteroide maior que Torre Eiffel entrará na órbita da Terra este mês

A Agência Espacial Americana (NASA) avisou que um asteroide com tamanho maior do que a Torre Eiffel vai entrar na órbita…
Estudantes com dislexia e TDAH terão acompanhamento integral

Estudantes com dislexia e TDAH terão acompanhamento integral

O presidente Jair Bolsonaro sancionou lei que dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Déficit de…
Veja o calendário do ciclo de pagamentos do Auxílio Brasil em dezembro

Veja o calendário do ciclo de pagamentos do Auxílio Brasil em dezembro

A Caixa, responsável pelo pagamento das parcelas do programa Auxílio Brasil, já disponibilizou o calendário de pagamentos para o mês…
Caso da Boate Kiss vai a júri oito anos após tragédia

Caso da Boate Kiss vai a júri oito anos após tragédia

Após oito anos e 11 meses, finalmente vai à júri, nesta quarta-feira (1º), o caso da Boate Kiss, tragédia que matou 242…