Correio de Carajás

Com fim de Drive Thru, Parauapebas registra preços para compra de testes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas publicou nesta semana edital de licitação voltado ao Registro de Preços para aquisição eventual de dois tipos de testes rápidos que possam detectar infecção por Covid-19, ambos utilizando a metodologia de imunocromatografia.

Um dos tipos (lgc e lgm) pretende detectar anticorpos e é propício para casos com complicações, que representam 1% dos casos confirmados, conforme estudo epidemiológico. O teste pode ser utilizado em amostras de sangue total, soro e plasma e apresenta resultado em até 15 minutos.

O outro pode identificar o vírus na fase aguda da doença, detectando antígenos de sars-cov-2 em amostras de swab nasofaringe ou orofaringe – o famoso teste do cotonete –, apresentando resultado em até 15 minutos.

Leia mais:

O edital apresenta como “sigiloso” o valor máximo de referência para a aquisição, mas na justificativa para o pedido de licitação, assinada pelo secretário de Saúde, Gilberto Laranjeiras, é estimado o valor disponível em até R$ 7.308.421,20.

O mesmo texto observa a necessidade da oferta de testes à população após o encerramento das atividades de testagem do RT-PCR no drive thru, para as quais o município contava com o apoio da mineradora Vale, em novembro passado.

A exemplo do restante do país, os casos voltaram a aumentar em Parauapebas, que confirmou 40 novos registros neste domingo (20), quando 20 pessoas estavam internadas, segundo o último boletim divulgado pela Prefeitura. Ao todo, o município já registrou 200 óbitos por Covid-19.

Diante desse cenário e da incerteza da chegada de uma vacina, a Secretaria de Saúde argumenta precisar se estabilizar para diagnóstico e manejo da doença como rotina, não mais testando em grande escala.

“Na atual circunstância, a utilização de testes rápidos vem sendo uma ferramenta clínica fundamental para o prévio diagnóstico e a garantia da confiança profissional no monitoramento fármaco-terapêutico desta doença, além do rompimento de sua cadeia de transmissão, reduzindo os riscos de morbidade, mortalidade, rápida escalada e propagação da doença”, diz a justificativa.

O sistema de registro de preços adotado no processo licitatório permite que o município faça diversas contratações por meio do mesmo processo e conforme a necessidade da administração, sem ser obrigado a adquirir os produtos licitados. O fornecedor, entretanto, tem o compromisso de manter a proposta de valor pelo tempo determinado em contrato. (Luciana Marschall)

Comentários

Mais

Defesa Civil já atendeu 82 ocorrências de incêndio em Marabá

Defesa Civil já atendeu 82 ocorrências de incêndio em Marabá

No último final de semana, a Brigada de Combate a Incêndios da Defesa Civil do município de Marabá registrou dez…
Com 60% da população vacinada, mortes e casos de covid-19 caem 40%

Com 60% da população vacinada, mortes e casos de covid-19 caem 40%

Com a vacinação de mais de 96 milhões de brasileiros contra a covid-19 com, pelo menos, a primeira dose do…
Morre Darci Catalão, pioneiro em Parauapebas

Morre Darci Catalão, pioneiro em Parauapebas

Na noite desta segunda-feira (26), foi confirmado o falecimento de Darci Ayres de Souza, o “Darci Catalão”. Pai do empresário…
PMM contrata empresa para estudar quarta ponte no Rio Itacaiunas

PMM contrata empresa para estudar quarta ponte no Rio Itacaiunas

As obras da terceira ponte sobre o Rio Itacaiunas ainda nem começaram e a Prefeitura Municipal de Marabá já estuda…
Prefeito assassinado, Jones William é homenageado em Tucuruí

Prefeito assassinado, Jones William é homenageado em Tucuruí

O prefeito Jones William da Silva Galvão recebeu homenagens no quarto ano de sua morte, ocorrida no dia 25 de…
Descoberto novo site falso que rouba dados de servidores públicos

Descoberto novo site falso que rouba dados de servidores públicos

Pela segunda vez em poucos dias, o Ministério da Economia pediu a suspensão de um site falso registrado no exterior que rouba…