O Concurso do Desenho Ambiental desenvolvido desde 2013 pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marabá (Semma), em parceria com as escolas municipais, ganhou uma roupagem diferente em 2021. Ao contrário dos anos anteriores, onde as crianças participantes criavam os desenhos relacionados à temática escolhida, este ano, por conta da pandemia do coronavírus, o certame foi realizado internamente, com os colaboradores da secretaria.
Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no último dia 5 de junho, a Semma promoveu o evento de forma simbólica, para não deixar a data passar em branco.
“Ano passado não realizamos o concurso nas escolas por conta da pandemia e este ano também não pode ser realizado. Por isso, fizemos algo com os próprios servidores e estagiários da secretaria”, explica Lorena Leal Cruz, engenheira florestal do Departamento de Educação Ambiental da Semma.
Leia mais:Com mais de 30 inscritos, o concurso foi rígido. Teve o período de inscrição, entrega, análise e julgamento, que ficaram a cargo do Conselho Municipal de Meio Ambiente.
A coordenadora do DEA, Maria do Socorro Lins, afirma que a participação foi grande e que esse momento é muito importante. “Foi uma surpresa muito grande a participação e o empenho de cada um. No ano que vem, a imagem vencedora estará no calendário 2022 que a Semma produz e distribui na cidade”, conta.
Edvan Santos de Abreu, técnico ambiental, foi o grande vencedor da edição. Ele explica que a intenção do desenho foi mostrar que a criação do homem muitas vezes prejudica a população.
“Criou-se a motosserra e ela acaba impactando o meio ambiente, se usada de forma errada. Eu não tenho certeza, mas dizem que a covid-19 foi criada pelo homem, então eu brinquei com esse lado, já que a doença gera um impacto mortal”, avalia.
Para ele, participar do concurso foi excelente para interagir com os outros departamentos da secretaria. “Não foi só um desenho. Nos dedicamos”, finaliza. (Ana Mangas)