Correio de Carajás

Com ensino remoto, Semed foca em cadernos de estudos

Cadernos de estudos em rede estão sendo distribuídos para todas as escolas do campo e da cidade

MARABÁ

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Nesta sexta-feira, dia 30 de abril, a Diretoria de Ensino do Campo da Secretaria Municipal de Educação de Marabá conclui mais uma etapa de entrega dos Cadernos de Estudos em Rede para 92 escolas, onde estudam cerca de 12 mil alunos da educação infantil, ensino fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Segundo Ademar da Luz, diretor de Ensino do Campo da SEMED, os cadernos foram recebidos da gráfica em duas remessas e a última chegou no dia 27 deste mês. A partir daí, iniciou-se uma logística, com organização de veículos para atender quatro rotas das escolas do campo. As entregas para atender estudantes da educação infantil até o 7º ano do fundamental iniciaram na quinta-feira (29) e segue hoje (30). Ele explica, ainda, que a última remessa a ser entregue deve ocorrer na próxima semana, para contemplar alunos do 8º ano, 9º ano e EJA.

Segundo Ademar, das 92 escolas distribuídas em comunidades do campo, 87 ofertam ensino do 1º ao 9º ano e também há 5 NEI’s (Núcleos de Educação Infantil) localizadas em vilas estratégicas. Isso inclui as da região do Contestado e até a Vila Macaco Careca, que fica a 290 km da sede do município. “Organizamos uma força tarefa para que em três dias todos os cadernos estejam nas escolas do campo”, explica.

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Ainda de acordo com ele, todos os cadernos, do Campo e do Urbano, foram produzidos pelo corpo técnico da SEMED, com impressão em gráfica de Minas Gerais, que venceu a licitação. “Há um caderno específico para a educação infantil, outro do 1º ao 5º ano e um terceiro para segundo segmento (6º ao 9º ano) e, por fim, para a EJA. O volume varia, entre 60 a 90 páginas, sendo que os mais densos chegam a mais de 100 páginas”.

Ademar da Luz ressalta que esse material vai subsidiar o andamento do ano letivo no formato do ensino remoto emergencial. Mas, por outro lado, ele ressalva que o trabalho pedagógico nas escolas, neste período de ensino remoto, não se limita aos conteúdos que estão nos cadernos.

“A carga horária está organizada para que as equipes das escolas realizem outras atividades complementares, com recursos de mídias, vídeos, e até mesmo orientem seus alunos no ambiente escolar, desde que não haja aglomeração. Por fim, estão disponíveis, também, os livros didáticos, que servem de apoio”.

O diretor de Ensino do Campo justifica que o conteúdo dos cadernos está baseado na Proposta Curricular do Município de Marabá, levando em conta os componentes curriculares e as habilidades e competências que estão previstas nesta proposta, aprovada em rede. “As equipes de formadores elaboraram questões que compõem os cadernos”, finaliza. (Ulisses Pompeu)

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