Correio de Carajás

Com atividades suspensas, alunos do IFPA se preparam para o Enem em casa

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Com a suspensão das atividades presenciais no IFPA Campus Marabá Industrial em função da Pandemia do Coronavírus, muitos alunos da instituição têm tentado manter a rotina dos estudos, seja fazendo cursos online indicados pelos professores, colocando a leitura em dia ou se preparando para o Exame nacional do Ensino Médio (Enem), focando nos assuntos mais cobrados na prova. 

Assim tem sido a rotina de Taysa Viana, aluna do 3º ano do curso de Controle Ambiental. “Meu foco tem sido o Enem, estou revisando os assuntos e estudando de acordo com um cronograma, além de assistir vídeoaulas e ler bastante”. A estudante lamenta que a situação é preocupante e, mesmo assim,  muitas pessoas ainda não se conscientizam da importância do isolamento social. “É muito triste tudo isso, ver tantas pessoa morrendo e percebendo que muitos não estão fazendo a sua parte”, destacou Taysa.

O estudante Luciano Marinho, que está cursando o 3º ano Informática, também tem se dedicado ao Enem. “Eu tenho acompanhado muitas vídeoaulas, assim como livros com foco em Matemática, Química e Física para o Enem. Também gosto de realizar pesquisas sobre projetos de Informática e Eletromecânica, ajuda a preencher o tempo e manter a minha rotina de estudos”.

Leia mais:

Assim como Taysa, Luciano se mostrou preocupado com a situação, mas também acredita que a sociedade pode aprender muito com tudo isso que está acontecendo. “É notório como essa situação gera conseqüências ruins na humanidade como pum todo, afetam a dinâmica social dos países e dos indivíduos com crises nos sistemas de saúde e mortes. Acredito que levará um tempo para que as coisas possam se estabilizar, mas torço e confio na ciência para que tudo seja resolvido o quanto antes. Espero que quando tudo se estabilizar essa experiência nos sirva de lição, numa perspectiva positiva, associada a nossa consciência e ética”, enfatizou Luciano.  

Já Joyciane Cantanhede, 3º ano de Eletromecânica, tem dedicado aos seus estudos a um projeto de pesquisa que está desenvolvendo junto com o professor Daniel. “O projeto consiste em análises das microestruturas e as macroestruturas de três amostras de alumínio, cada uma das três sofreram três tipos de tratamentos térmicos, uma amostra foi resfriada a óleo, uma a água e uma a ar. Para entender melhor o que aconteceu com as amostras a estudante está lendo um artigo sobre liga de alumínio, foco do estudo no qual estão trabalhando”. 

E para Winy Gabrielly de Oliveira, 3º ano de informática, o foco tem sido cursos online. “Estou fazendo cursos disponíveis em plataformas de ensino indicados pelos professores por meio de grupos nas redes sociais. Nesse intervalo de tempo já concluí quatro cursos: Auxiliar de Escritório; Química, estados físicos e propriedades da substância; Introdução a linguagem HTML e Introdução a Python.

Apesar da suspensão das atividades os professores têm conseguido manter contato com os alunos, por meio das redes sociais, e orientá-los sobre cursos e atividades que podem fazer em casa. Além disso, os docentes têm dado dicas para alunos e comunidade, na página do Facebook do campus, sobre diversos assuntos como livros, filmes, séries e Enem, para ajudar a organizar a rotina na quarentena. Para ter acesso às dicas é só visitar a página da instituição https://www.facebook.com/MarabaIndustrial/.

Os atendimentos presenciais no campus foram suspensos, as solicitações estão sendo atendidas exclusivamente por meio de e-mail institucional direcionado a cada diretoria e seus respectivos setores. Os contatos de e-mail do Campus Marabá Industrial podem ser acessados no endereço: http://marabaindustrial.ifpa.edu.br/contatos-cmi. (Ascom IFPA Marabá Industrial)

Comentários

Mais

Dr. Naves retorna a Marabá e é recebido com festa por familiares e amigos

Dr. Naves retorna a Marabá e é recebido com festa por familiares e amigos

José Divino Naves, mais conhecido como Dr. Naves, desembarcou às 16h30 deste sábado (18) em Marabá, após passar 5 meses…
Índice reúne dados sobre a inclusão de brasileiros com deficiência

Índice reúne dados sobre a inclusão de brasileiros com deficiência

Passados 11 anos desde a realização do último censo nacional, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, uma associação sem…
Anvisa aprova indicação de baricitinibe para covid-19

Anvisa aprova indicação de baricitinibe para covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou na noite desta sexta-feira que aprovou a indicação do medicamento baricitinibe para…
Pará registra 587.922 casos de Covid-19 e 16.578 mortes pela doença

Pará registra 587.922 casos de Covid-19 e 16.578 mortes pela doença

O Pará contabilizou mais 51 casos de Covid-19 e 4 mortes causadas pela doença. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria…
“Forma Pará” recepciona calouros de Jacundá e Itupiranga

“Forma Pará” recepciona calouros de Jacundá e Itupiranga

“O Forma Pará, antes de qualquer coisa, é um programa que cuida de pessoas. E vocês também serão profissionais que…
Família de adolescente morto por “Trem da Alegria” não recebeu apoio financeiro da empresa

Família de adolescente morto por “Trem da Alegria” não recebeu apoio financeiro da empresa

A família do adolescente Marcos Henrique dos Santos, de 14 anos, que foi morto na noite desta quinta-feira (16), no…